A comunidade acadêmica da UNEB se reuniu na tarde de hoje (19) para registrar reverência, gratidão e respeito à memória do educador, ex-reitor e ex-vice-reitor da instituição, Monsenhor Antônio Raimundo dos Anjos.
A homenagem póstuma foi feita durante a missa de 30º dia de falecimento, no hall da Reitoria da Universidade, no Campus I, em Salvador, e contou com participação de gestores, servidores técnico-administrativos e amigos de Padre Raimundo, como era mais conhecido.
A missa foi celebrada pelo Monsenhor Ademar Cardoso Neves, representante da Diocese de Caetité, que foi auxiliado pelo ex-procurador da UNEB e diácono, Eduardo Lessa, ambos amigos do homenageado.
Durante a sua homilia, Monsenhor Ademar apresentou histórias sobre a vida, as benfeitorias e sobre o ministério sacerdotal do homenageado, e também relatos saudosos da amizade que partilhavam. (Veja íntegra da homilia)
Natural da cidade baiana de Nova Soure, Padre Raimundo concluiu seus estudos teológicos e de Psicologia (pós-graduação) na cidade de Roma, na Itália. Ordenado sacerdote em 1962, começou a desenvolver no município de Caetité atividades ligadas à educação e ao sacerdócio.
Além dos cargos assumidos na Reitoria e Vice-Reitoria da UNEB, ele foi fundador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caetité (FFCLC), que após a reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, em 1997, passou a ser denominada Departamento Ciências Humanas (DCH) do Campus VI da instituição. O educador também teve assento no Conselho de Educação do Estado da Bahia (CEE).
Em reconhecimento a uma vida dedicada à educação e às benfeitorias para a população baiana, a UNEB decretou luto oficial de três dias após o falecimento de Padre Raimundo, no dia 16 de maio.
Fotos: Cindi Rios/Ascom