Pesquisadores do Vale do São Francisco se reuniram virtualmente no I Workshop em Horticultura Irrigada do Vale do São Francisco, para discutir temas emergentes da cadeia produtiva da agricultura da região.
O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI), do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, entre os dias 5 e 7 de outubro.
O workshop foi realizado em formato remoto, por meio de videochamadas, com transmissão ao vivo pelo canal do PPGHI – UNEB no YouTube. Todas as atividades continuam disponíveis na plataforma.
A primeira edição da iniciativa contou com o tema “Avanços tecnológicos e inovações para a horticultura irrigada no campo da agronomia”, e proporcionou o intercâmbio entre profissionais de instituições de ensino, pesquisa e empresas dos setores público e privado ligadas à agricultura.
Integrante da comissão organizadora do evento, a professora Gertrudes Oliveira Macário avalia que as inscrições e a participação do público nos minicursos e palestras superaram as expectativas. Já no primeiro dia, 240 participantes prestigiaram as atividades.
Palestras e minicursos
A primeira edição do Workshop em Horticultura Irrigada contou com a realização de três mesas-redondas, nove palestras e quatro minicursos, envolvendo a participação de dezesseis conferencistas.
O primeiro dia da programação teve início com a realização da mesa-redonda “Diversificação de cultivos na horticultura irrigada do Submédio do Vale do São Francisco”, apresentada pelo pesquisador Paulo Roberto Coelho Lopes, da Embrapa Semiárido.
Também foram discutidos: o “Cultivo de flores de corte no Submédio do Vale do São Francisco”; as “Novas tecnologias para a irrigação e uso eficiente de água”; os “Índices de colheita e tecnologia pós-colheita de uvas no Vale do São Francisco”; o “Suco de uva no Vale do São Francisco: produto inovador em pleno crescimento” e a “Indicação Geográfica – ferramenta que fortalece uma organização setorial”.
Ainda estiveram em pauta, a “Pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas”; os “Microrganismos da Caatinga com potencial para a agricultura” e “O uso de biológicos para o segmento de hortifrutis”.
A edição de estreia do Workshop contou também com quatro minicursos: “Tecnologias de processamento e conservação de frutas e hortaliças”; “Tecnologias de elaboração de sucos de uva”; “Uso do drone na Agricultura” e a “Propagação vegetativa de espécies frutíferas”.
A professora Gertrudes Oliveira Macário, que também integra a equipe do PPGHI, destacou que, em razão das medidas restritivas para realização de eventos, impostas pela pandemia do Covid-19, o êxito do workshop se consolida como resultado do impulsionamento das atividades a distância do programa, que agora conta com sinalizações positivas para a efetivação de edições anuais da iniciativa.
*Com edição do NuJor-Ascom/UNEB