A diretora nacional do Confucius Institute (China), Ana Qiao, visitou o Campus I da UNEB, em Salvador, no dia 16 de maio. A gestora foi recepcionada pelo assessor especial da Reitoria, Marcius Gomes, e pela secretária especial de Relações Internacionais (Serint), Jardelina Nascimento.
A visitante foi apresentada às ações, projetos e programas da universidade e pôde fazer um tour pela unidade. O encontro teve como objetivo principal estabelecer o diálogo entre as instituições para a instalação do instituto na Bahia.
Como encaminhamento da visita, foi acordado que um novo momento será agendado, com participação de representantes das Equipes Central e Setorial de Gestão Universitária (ECGU), dos professores, dos técnicos administrativos e dos estudantes, para discutir articulações entre projetos do Brasil e da China no âmbito da UNEB.
O Confucius Institute é uma organização educacional pública sem fins lucrativos, vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China, cujo objetivo é promover a língua e a cultura do país e facilitar o intercâmbio cultural em todo o mundo através dos seus associados.
Sua sede está localizada em Pequim e seu nome é uma homenagem ao pensador e filósofo chinês Confúcio. Dentre as atividades desenvolvidas pelo instituto, estão o oferecimento de cursos de mandarim, a divulgação de diferentes aspectos da cultura chinesa e a promoção de eventos artísticos para divulgação de expoentes do país asiático.