A UNEB, por meio de parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) e o Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), inicia, neste mês de agosto, a segunda etapa do Curso de Formação Tecnopedagógica Digital dos Professores (TecPed).
A próxima fase da iniciativa, intitulada Trilha de Formação 2 – Possibilidades digitais: recursos e potencial de inovação das TDIC para a Educação, possui carga horária de 30h, e foi formulada de modo a atender as demandas do contexto educacional vigente, já apresentando possibilidades das tecnologias digitais de informação e comunicação para o contexto educacional atual.
O TecPed, coordenado pelas professoras Mary Sales e Danila Vasconcelos, visa contribuir para o desenvolvimento das competências digitais necessárias para o domínio, a inserção e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), de metodologias e didáticas próprias para o ensino superior, de acordo com as exigências da sociedade contemporânea.
A primeira trilha de formação, que abordou o tema “Ambientação e Tecnologias Digitais na Sociedade”, contou com carga-horária de 20h e teve como objetivo o reconhecimento básico acerca do potencial das tecnologias digitais na nossa sociedade.
Todo o curso é ofertado por meio da Plataforma Cursos Livres Online (CLon) da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) da UNEB.
Histórico – A UNEB iniciou, em 2019, um ciclo de ações voltadas ao atendimento das demandas de formação continuada de docentes do Ensino Superior para a Sociedade do Século XXI, com uma parceria estabelecida a partir do desenvolvimento da primeira etapa do Diagnóstico das Competências e da Fluência Tecnopedagógica Digital dos Professores da UNEB, como parte de uma ação de pesquisa e formação, coordenada pelo ForTEC.
O primeiro diagnóstico realizado de julho a outubro de 2019, contou com a participação de 210 professores, de 23 campis da UNEB, gerando dados suficientes para planejar a formação continuada.
A iniciativa acadêmica é desenvolvida a partir de uma rede de pesquisa, da qual também fazer parte as Universidades Aberta de Portugal (UAb), de Coimbra (UC), Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Federal da Bahia (Ufba).
As ações dessa Rede de Aprendizagem tem como objetivo o desenvolvimento de competências digitais de professores e profissionais da educação nas diversas ambiências universitárias.
O TecPed de formação conta com apoio da Unidade Acadêmica de Educação a Distância da UNEB (Unead) e da Unidade Desenvolvimento Organizacional da universidade.