Seminário reúne pesquisadores para discutir tecnologia aplicadas à educação e saúde

O reitor José Bites presidiu a mesa de abertura do evento ao lado da vice-reitora Carla Liane e outros gestores da universidade

Reunir pesquisadores das áreas de saúde, educação e tecnologia que realizam investigações e desenvolvem aparatos tecnológicos com a finalidade de atender às necessidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais do indivíduo.

Lynn Alves destacou as diversas aplicabilidades dos jogos na área de Saúde

Esse foi o objetivo do XII Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas (SJEEC) e do III Seminário de Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde (STAES), realizados nos dias 8 e 9 de maio no teatro da universidade, do Campus I, em Salvador.

A iniciativa foi realizada pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais (CV), do Departamento de Educação (DEDC), e coordenada pelos professores Lynn Alves e Fernando Queiroz.

Lynn Alves destacou as várias possibilidades de aplicabilidade dos jogos na área da Saúde. “Essa edição do seminário busca estabelecer uma interlocução entre jogos eletrônicos e saúde, destacando as diversas aplicações possíveis como estimular crianças com autismo, com déficit de atenção e imperatividade, por exemplo’’, ressaltou a docente Lynn Alves.

Fernando Queiróz coordenou a iniciativa ao lado de Lynn Alves

O reitor José Bites de Carvalho presidiu a mesa de abertura do evento. “Hoje são as tecnologias digitais que estruturam as nossas experiências de vida. Estão presentes em nosso dia a dia, em todos os setores da sociedade. Esse evento é atual e necessário na perspectiva em que  permite uma ampla discussão sobre a temática e fomenta o desenvolvimento e socialização de pesquisas na área”, pontuou o reitor José Bites.

A vice-reitora da UNEB Carla Liane, a Pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) Tânia Maria Hetkowski, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em educação e Contemporaneidade (PPGeduc) da UNEB Cesar Leiro, o diretor Geral Interino e de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) Lázaro Cunha também compuseram a mesa solene do evento..

Jogos, educação e saúde

O pesquisador Marcelo Vasconcelos (FioCruz) ministrou a palestra de abertura do evento

Destinado a pesquisadores e desenvolvedores de games, estudantes, professores da área, o evento reservou em sua programação apresentação de trabalhos, palestras e mesas-redondas.

Destaque para a participação de Marcelo Vasconcelos, da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), docente e pesquisador de jogos digitais, no Rio de Janeiro, que ministrou a palestra de abertura intitulada Jogos: Procedimentalidade e Participação em Favor da Saúde.

Frederico Oliveira: “O evento me permitiu compreender melhor a dinâmica do mercado gamer”

‘’Os jogos interagem com a saúde em várias frentes. Já existem games para treinamento de enfermeiros e cirurgiões, jogos para comunicação e saúde, que orientam e ensinam a se precaver de doenças como a dengue, e até jogos terapêuticos para pacientes que sofreram AVC, por exemplo. As aplicações são múltiplas‘’, destacou o palestrante

O estudante Frederico Oliveira, do primeiro semestre do curso de Graduação Tecnológica em Jogos Digitais, ofertado na universidade, destacou a importância do seminário na compreensão das alternativas do mercado de jogos.

Crianças se reuniram na mesa temática MineCraft em Cena para discutir as funcionalidades do jogo e suas e formas de interação

“O evento me permitiu compreender melhor a dinâmica do no mercado gamer e o seu leque de oportunidades, além destacar a aplicabilidade do jogos em outros contextos e áreas do conhecimento, como a Saúde’’, ressaltou o estudante.

A programação do seminário reservou ainda uma mostra de jogos e a mesa temática Minecraft em Cena, que reuniu crianças de escolas públicas e particulares de Salvador para discutir as funcionalidades do jogo e de que forma interagem com ele.

Confira mais fotos do evento em nosso Flickr.

Fotos: Cindi rios/Ascom

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios*
Você pode usar essas tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>