Projeto de extensão ensina técnicas de escrita para mulheres na Costa do Descobrimento

A UNEB, através do projeto de extensão Sociedade de Escritoras da Costa do Descobrimento, vem catalogando a obra de mulheres nascidas ou residentes no extremo-sul da Bahia, que exerçam ou tenham interesse em aprender técnicas de escrita. A iniciativa tem como objetivo afirmar, empoderar, cuidar e produzir a partir desse espaço de construção coletiva.

Mulheres interessadas em participar do projeto devem realizar inscrição através de formulário disponível online. Atualmente o projeto conta com 60 mulheres inscritas, organizadas em 10 comissões (escrita terapêutica, escrita poética/cordel, comunicação, étnico racial, escrita virtual, escrita literária, escrita científica, escrita espiritual, alfabetização, empreendedorismo). A equipe conta ainda com quatro monitoras graduandas do curso de Letras do Campus XVIII da UNEB, em Eunápolis.

A Sociedade de Escritoras realizará uma live de no próximo dia 8 de setembro, com transmissão pelo Instagram. Na data é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização.

Para o segundo semestre está prevista ainda uma série de oficinas virtuais de escritas.

A Sociedade de Escritoras da Costa do Descobrimento nasceu em 2017 a partir da percepção da necessidade de criar um espaço de valorização e empoderamento feminino através da escrita. “A ideia é fortalecer a saúde mental das mulheres locais através da escrita, gerando oportunidades da produção nas mais diversas formas de escrita”, afirma a psicóloga Marília Martins, idealizadora do projeto e professora do Campus XVIII, em Eunápolis.

Informações: Ig @s.escritorascostadescobrimento