A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) continua a fortalecer as ações de enfrentamento à pandemia e as suas relações com a Educação Básica nos diversos territórios de identidade do estado.
Em mais uma ação nesse sentido, a instituição esteve representada nos mutirões para testagem de Covid-19 em estudantes e funcionários de escolas estaduais de Salvador.
Após convite da Secretaria estadual da Educação (SEC-BA), dez enfermeiros do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UNEB participaram, junto a outros profissionais da rede, de atividades nos meses de setembro, outubro e novembro.
Com suporte da equipe, foram realizados mais de 20 mil testes em escolas do Subúrbio Ferroviário, da Cidade Baixa e nos bairros de Cajazeiras, Castelo Branco, Fazenda Grande e Liberdade.
“Creio que poder experienciar de perto a técnica e lidar com diversas pessoas e seus anseios quanto ao procedimento me fez e faz uma profissional melhor, mais atenta e cuidadosa. Poder viver esse momento na residência de Saúde Mental certamente ficará na história e na memória”, destacou a residente Isabelle Brandão.
Ela celebrou a oportunidade por contribuir, neste momento difícil, para ações de detecção e prevenção do novo Coronavírus, ressaltando a segurança e qualidade do processo: “Estar toda paramentada também me fez observar mais os olhares dos sujeitos e me comunicar através de outros sentidos, tentando ser o mais empática possível”.
Para a detecção do vírus foram utilizados, durante as atividades, os testes de biologia molecular (RT-PCR), que possuem o “padrão ouro” para diagnóstico da Covid-19.
O responsável pelo convite ao Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da UNEB, em Salvador, foi o professor da instituição Marcius Gomes, atual superintendente de Programas e Projetos Estratégicos da Educação da SEC-BA.
“Reconhecemos a importância da ação da UNEB junto às nossas escolas. O cenário aponta para a necessidade de investir em ações como essa, onde a articulação entre as redes de ensino, superior e básica, e estratégias intersetoriais contribuem efetivamente para nossa população vencer este momento”, ressaltou o gestor.
Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da UNEB, a professora Sandra Brasil salienta a importância institucional de poder colaborar com secretarias para além da estadual da Saúde (Sesab), garantindo a ampliação de vivências e novos aprendizados para os residentes.
Testes para comunidade escolar
Hoje (9), foi encerrada a quarta fase de testagem de Covid-19 em estudantes e funcionários de escolas estaduais de Salvador. A iniciativa é desenvolvida pelas secretarias estaduais da Educação e da Saúde. Os testes são analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).
“Isso vem proporcionando que uma grande população de Salvador seja assistida no enfrentamento à pandemia. Sempre é bom ressaltar que a nossa maior preocupação é com a saúde da comunidade escolar. E que, a partir destas ações, outras medidas podem ser tomadas com a análise dos resultados”, explica o secretário (SEC-BA), Jerônimo Rodrigues.
Para a realização dos exames, é exigido dos profissionais o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e todos aqueles que forem fazer o teste devem usar máscara de proteção.
As unidades escolares são preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos.
Os testes RT-PCR já foram aplicados nas comunidades escolares de 18 escolas da Liberdade e região, de 28 do Subúrbio Ferroviário de Salvador e de 21 de Cajazeiras e região. No interior, foram aplicados testes rápidos em estudantes, professores e funcionários da rede estadual nas cidades de Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Uruçuca e Jequié.
*Com informações da ASCOM/SEC e fotos de Josenildo Almeida – ASCOM/SEC