“O Pibid é um programa essencial para o processo formativo do estudante de licenciatura. Através dele temos a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar e conhecer a dinâmica da rede pública de ensino. Nos ajuda a crescer como futuros professores para que possamos contribuir com a nossa comunidade, nosso país.”
Essas foram as palavras do estudante do curso de Geografia do Campus IV da UNEB, em Jacobina, Adelvan Ferreira, que dividiu a sua experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência durante o III Seminário de Avaliação Institucional do PIBID UNEB, realizado entre os dias 24 e 26 de maio, no Hotel Vilamar, em Salvador.
O evento teve como objetivo oportunizar trocas de experiências e reflexões sobre a iniciação à docência na contemporaneidade e análises acerca da profissionalização e políticas públicas educacionais no contexto brasileiro.
Participaram do seminário, bolsistas (estudantes de licenciatura e professores/supervisores da educação básica) e coordenadores de área do programa.
De acordo com coordenadora institucional do programa, Eliene Silva, a iniciativa é muito importante para efetivar o diálogo entre a universidade e as escolas do ensino básico. “O Pibid é desenvolvido na UNEB há sete anos e atualmente temos 48 subprojetos espalhados em diversas cidades baianas’’, destacou a coordenadora.
A ação reservou em sua programação palestras, mesas-redondas, rodas de conversas e atividades culturais.
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), Káthia Marise Sales, que representou o reitor da UNEB José Bites de Carvalho, destacou a importância do seminário.
“Esse é um momento de troca muito rico para todos. É um espaço de interação, de partilha das experiências e conhecimentos adquiridos no programa”, frisou Káthia Marise.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a melhoria de qualidade da educação brasileira.
PROGRID
Durante o evento, a pró-reitora Káthia Marise apresentou a proposta do Programa Institucional de Iniciação à Docência da UNEB (Progrid), que está sendo desenvolvido pela universidade.
A iniciativa tem como objetivo promover o processo de iniciação à docência a graduandos dos cursos de licenciatura da universidade por meio da inserção orientada no cotidiano da escola básica.
‘’A proposta prevê um programa gerido pela Prograd articulando a universidade e as escolas de educação básica baseado nos moldes do Pibid, aprimorando o processo de formação de docentes e fortalecendo os vínculos da graduação com a educação básica’’, explicou a pró-reitora.
O novo programa, que aguarda apreciação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UNEB, visa ainda vitalizar as dimensões acadêmicas, pedagógicas e científicas da licenciatura, além de ampliar a interlocução entre colegiados.