NOVEMBRO AZUL: UNEB convida comunidade para rede de sensibilização e diálogo sobre saúde do homem


Quando escuta a expressão “seu coroa”, em quem você pensa imediatamente? Ele pode contar com você para tudo? Então, neste mês, a UNEB te convida para uma rede de cuidado e valorização dele: Novembro Azul – unidos pela Saúde!

A campanha vai contar com a divulgação semanal, nos perfis e páginas oficiais da universidade nas redes sociais, de informações para atenção à saúde integral do homem, com ênfase especial para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A iniciativa visa fazer circular dicas e estimular o diálogo atencioso entre familiares, amigos e colegas de trabalho, superando preconceitos que tendem limitar os cuidados e o bem viver.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a previsão é de 65.840 novos casos de câncer de próstata apenas em 2020. Homens, sobretudo a partir dos 50 anos, devem estar atentos aos possíveis sintomas:

Dificuldade de urinar;
Diminuição do jato de urina;
Necessidade de urinar mais vezes, durante o dia ou à noite;
Sangue na urina.

Por isso, a dica é a atenção a esses sinais. Caso eles apareçam, a indicação é de busca por acompanhamento médico. O Inca não recomenda a realização rotineira de exames como o do toque retal, por não haver “evidência científica de que o rastreamento do câncer de próstata traga mais benefícios do que riscos”.

Exercícios físicos, manutenção do peso corporal adequado, evitar consumo excessivo de álcool ou de cigarro também são orientações úteis para a prevenção da doença e o fortalecimento da saúde.

O convite da UNEB é para que a sua comunidade esteja integrada e próxima aos seus “coroas” (mesmo que com mediação tecnológica). Há muitas formas e possibilidades de tratamento para o câncer de próstata.

Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 90%.

Mas, só o cuidado e o amor podem garantir que esse processo ocorrerá da melhor forma. Juntos somos mais fortes!

Imagem: Arte de Marina Marques/Ascom-UNEB