O novo programa Iniciação Científica Júnior (IC-Júnior) da UNEB, destinado a docentes da universidade com pesquisas conectadas com a educação básica, está com inscrições abertas até o dia 9 de abril.
Lançado pela universidade, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), no último dia 1º, o programa visa promover a experiência científica entre estudantes da educação básica da rede pública de ensino da Bahia.
Segundo o edital de seleção, estão sendo disponibilizadas 100 bolsas para discentes regularmente matriculados no ensino fundamental, médio ou profissional da rede pública que estejam vinculados a projetos e subprojetos de pesquisa devidamente constituídos por professor da UNEB, qualificado como orientador.
As inscrições para submissão de projeto e subprojeto do orientador devem ser efetuadas por meio do Sistema Online de Iniciação Científica (SonIC) da UNEB.
O estudante bolsista receberá bolsa no valor de R$100, com duração de 12 meses.
Os critérios de avaliação para aprovação de projetos consistem na análise de resumo do projeto, justificativa, metodologia, objetivos e resultados. Já para os subprojetos serão analisados justificativa do orientador, metodologia, objetivos, resultados e cronograma de atividades.
“Pretendemos fortalecer parcerias entre pesquisadores da UNEB e professores da educação básica no desenvolvimento de projetos. Nossa expectativa é de estimular a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no âmbito da educação básica, além de despertar nos estudantes o interesse para futuras escolhas de cursos de graduação, por intermédio da sua participação em grupos de pesquisa da universidade”, explicou o gerente de Pesquisa (Gpesq) da PPG, Eduardo Jorge.
Informações: programaic@uneb.br.
Imagem: Divulgação.