Com o objetivo de socializar, potencializar e debater questões inerentes aos estudantes estrangeiros e do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), a Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint) da universidade realizou na última terça-feira (13) o X Café INTER: Internacional, Intercultural, interativo, interinstitucional, interdepartamental e interdisciplinar.
A atividade, que aconteceu no auditório do Departamento de Ciências da Vida (DCV), no Campus I da instituição, em Salvador, reservou o I Encontro de Estudantes Estrangeiros na UNEB e o II Encontro de Estudantes do PEC/G da UNEB.
Elisa Mendes, coordenadora do PEC-G na Divisão de Temas Educacionais, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), participou da programação do evento, proferindo a conferência intitulada As contribuições do PEC-G para a internacionalização da UNEB.
“O PEC-G incentiva, há 50 anos, a cooperação entre o Brasil e outros países em desenvolvimento, estimulando o intercâmbio de saberes e tecnologias, e oportunizando a aproximação entre os estudantes brasileiros e estrangeiros através da troca de experiências e o contato com outras culturas”, destacou a coordenadora.
A programação reservou também a mesa-redonda a Internacionalização da UNEB: múltiplos olhares, com a participação dos pró-reitores de Assistência Estudantil (Praes), Ubiratan Azevedo, de ensino de Graduação (Prograd), Káthia Marise Sales, de Extensão (Proex), Maria Celeste Castro, e de Pesquisa e ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski. A mesa foi mediada pela secretária especial de Relações Internacionais da universidade, Jardelina Nascimento.
Uma roda de conversa com estudantes estrangeiros e representantes dos departamentos da universidade encerrou a programação da iniciativa. A atividade, que abordou o tema a interculturalidade e a internacionalização: estreitando diálogos, foi mediada pelo professor Nicola Adrian.
Café INTER – Além de reforçar a Internacionalização nas diversas áreas de conhecimento e no âmbito de ensino, pesquisa e extensão, o Café INTER tem como proposta criar espaços que fomentem o diálogo e a interação na perspectiva da interculturalidade com as comunidades nacionais e estrangeiras.