O Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da UNEB, através de sua equipe de competições científicas Bahia Robotics Team (BahiaRT), irá participar da próxima edição do evento virtual Latin American Robotics Competition (Competição Brasileira de Robótica 2021).
O evento acontece entre os dias 11 e 15 de outubro e a equipe unebiana concorre pela primeira vez na modalidade de drones autônomos. Nesta prova, uma arena que reproduz o cenário de uma plataforma de petróleo apresenta diversos desafios que as equipes precisam vencer. Os drones autônomos se diferenciam pela capacidade de voar e executar missões sem nenhuma intervenção humana. Os desafios envolvem o uso da inteligência artificial e, em 2021, por conta da pandemia, será realizado em ambiente simulado.
“O BahiaRT decidiu ingressar nesta modalidade pela primeira vez este ano como uma forma de validar resultados preliminares dos primeiros projetos realizados pelo Acso utilizando veículos aéreos não tripulados. O objetivo é utilizar o conhecimento desenvolvido durante 15 anos de pesquisa em sistemas multi-robôs em um ambiente com múltiplos drones; mostrar que é possível transferir o conhecimento de cooperação e coordenação entre robôs jogadores de futebol para drones autônomos que atuam de forma cooperativa para solucionar problemas complexos”, explica o professor Marcos Simões, coordenador do Acso
Como preparativos para a estreia na modalidade, o BahiaRT vem trabalhando para cumprir as missões da competição de 2020. A primeira prova exige que o drone possa mapear o ambiente identificando as plataformas de pouso existentes e depois faça um voo autônomo pousando em cada plataforma uma vez, retornando depois para a base.
Informações: www.acso.uneb.br.