Iniciar o processo de construção de um programa de ações para a educação no semiárido brasileiro. Esse é o objetivo do encontro Semiárido e Educação: Ontem, Hoje e Perspectivas, que será realizado nos dias 12 e 13 de junho, no auditório Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro.O evento é fruto de uma articulação entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Ministério da Educação (MEC) com a UNEB, a Univasf, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB).
A proposta da iniciativa é reunir especialistas que lidam diretamente com a problemática e encontrar uma solução centrada na Educação Contextualizada, que tem como principal referência o trabalho desenvolvido pelo educador Paulo Freire.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento.
A programação do evento conta com mesa de abertura, conferências, eixos temáticos e apresentação cultural do grupo Contadores de história, Trupe Novo Ato de Juazeiro.
Durante o evento serão apresentadas experiências de sucesso na área educacional. A partir da exposição das ideias, os coordenadores deverão montar uma proposta embrionária para uma política pública que será enviada ao Ministério da Educação.
Informações: maria.castro-tc@fundaj.gov.br.