O governador do Estado da Bahia, Rui Costa, nomeou 12 membros titulares e seis suplentes, no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (10), para compor o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA).
Estão entre eles, os professores da UNEB Luiz Paulo Neiva (2º mandato), Gelcivânia Mota Silva (1º mandato), ambos titulares, e Célia Tanajura (1° mandato), suplente, que contam agora com quatro anos de mandato (veja live da cerimônia de posse – 13/04).
A universidade é representada também pelos docentes Joceval Andrade Bitencourt e Maria Luiza Tapioca Silva (titulares), que estão com mandatos em curso e seguem fazendo parte do colegiado, que dispõe de 24 conselheiros titulares.
Após a Sessão Especial de Posse dos membros, foi promovida a palestra “A Sociedade em Tempos de Pandemia”, ministrada pelo pesquisador Naomar de Almeida Filho.
Foram também empossados, na última quinta-feira (9), pelo secretário da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), Jerônimo Rodrigues, os novos presidente e vice-presidente do CEE-BA, Paulo Gabriel Soledade Nacif e a Roberto Gondim Pires, respectivamente.
“A participação da UNEB neste conselho é muito importante, sobretudo, pela capilaridade e tamanho da nossa universidade. Isso porque a UNEB contribui, ainda mais com a sua representação, para que o CEE-BA possa fazer cumprir os seus objetivos e finalidades”, destacou o professor Luiz Paulo Neiva.
O Conselho Estadual de Educação da Bahia foi criado em 1842 e é o primeiro do Brasil. Vinculado à SEC-BA, ele tem como atribuições credenciar instituições e autorizar o funcionamento de cursos.
Estão também entre as suas atividades: o reconhecimento de cursos superiores ministrados pelas universidades estaduais, a viabilização da regularização de vida escolar, a apuração de denúncias envolvendo estabelecimentos de ensino e o fornecimento de orientações.
*Informações: NCM/CEE-BA