Oito cursos de graduação da UNEB conquistaram nota acima da média no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019.
O curso de Fisioterapia do campus de Salvador, recebeu a nota 5 (máxima) na avaliação. Outros cinco cursos na área de Saúde obtiveram a nota 4 no exame: Enfermagem (campi de Salvador, Guanambi e Senhor do Bonfim), além de Farmácia, Medicina, Fonoaudiologia e Nutrição, todos do campus da capital baiana.
Ainda foram avaliados os cursos de Engenharia Civil (campus de Salvador) e Engenharia Ambiental (campus de Xique-Xique), que também receberam nota 4.
“Esse resultado revela o empenho da comunidade acadêmica de cada curso – docentes, estudantes, funcionários – e da gestão da universidade na consolidação de ações necessárias para a efetiva melhoria no funcionamento das graduações, a exemplo do aprimoramento dos seus currículos e da infraestrutura necessária ao seu pleno desenvolvimento. É um momento de celebração, de reconhecimento, em que renovamos o nosso compromisso em efetivar melhorias didático-pedagógicas e estruturais dos nossos cursos”, ressaltou a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) da UNEB, Eliene Maria da Silva.
Segundo Ivan Novaes, coordenador da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi) da universidade, o resultado positivo no exame oferece credibilidade à instituição na qualidade do ensino dos cursos avaliados.
“É uma avaliação externa que traz elementos importantes e referenciais para que a universidade melhore sua qualidade de ensino. Cursos bem avaliados potencializam a credibilidade da instituição tornando-a referência de ensino, e também podem contribuir para o aperfeiçoamento do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que mede o desempenho institucional das instituições de ensino superior”, explicou o coordenador.
Também foi avaliado no exame o curso de Agronomia dos campi de Barreiras, Euclides da Cunha e Juazeiro, que alcançou nota 3 na avaliação.
Ao todo, 13 cursos da universidade foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019.