A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), realizou o X Encontro de Formação de Coordenadores de Colegiado (EnFoCo) nos dias 26 e 27 de abril, no Hotel Vilamar, no bairro de Amaralina, em Salvador.
O evento, que reuniu coordenadores de colegiados da capital e interior do estado, abordou o tema A gestão dos projetos político-pedagógicos e o desenvolvimento curricular. Durante o encontro os coordenadores puderam aprimorar as práticas e discutir temas atuais com reflexões trazidas pelos convidados.
O reitor José Bites de Carvalho presidiu a mesa de abertura do evento. ‘’É de fundamental importância que espaços como esse existam para fortalecer o diálogo e a participação nas discussões sobre as demandas dos cursos de graduação, como as reformas curriculares’’, destacou o reitor.
A vice-reitora da UNEB Carla Liane também prestigiou o encontro. ‘’A iniciativa é fundamental para fortalecer de forma qualificada os colegiados e a universidade’’, frisou a vice-reitora.
O encontro de formação de coordenadores contou em sua programação com mesas temáticas, fóruns de discussão e uma roda de conversa com a Prograd, que permitiu aos coordenadores um diálogo direto com a equipe da pró-reitoria. Destaque para a conferência a Gestão do Projeto Político-Pedagógico do Curso ministrada pelos professores Antenor Rita Gomes e Mary Valda Souza Sales.
A coordenadora do curso de Geografia, Patrícia Queiroz, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus V, em Santo Antônio de Jesus, destacou a importância do evento para uma universidade multicampi como a UNEB.
‘’O EnFoCo é um importante espaço de interação, uma oportunidade de discutirmos juntos questões importantes para a graduação na universidade a partir da troca de experiências e do diálogo”, pontuou a coordenadora.
Curricularização da extensão e mobilidade discente
Entre os temas de destaque do encontro estavam a curricularização da extensão e a mobilidade discente.
A professora Maria Celeste Castro, pró-reitora de Extensão (Proex), defendeu que a composição curricular deve validar todos os espaços de aprendizado possíveis, inclusive a extensão.
‘’A curricularização passa pela compreensão de que a extensão não está dissociada do ensino e da pesquisa, ou seja, produzir conhecimento em consonância com as demandas do entorno social no qual o curso está inserido’’, destacou a pró-reitora.
A professora Káthia Marise Sales, pró-reitora (Prograd), destacou as ações e programas de mobilidade discente desenvolvidos pela universidade.
‘’A mobilidade discente permite ao estudante vivenciar outros espaços formativos, estreitando laços entre as instituições envolvidas’’, pontuou a pró- Káthia Marise.
Além do Programa Interno de Mobilidade Discente, atualmente a UNEB participa do Convênio de Mobilidade firmado entre as IES do Vale do São Francisco, e do programa de Mobilidade Nacional (PMN) da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
Na ocasião, a equipe da Prograd apresentou o curso de Gestão Acadêmica para Coordenadores e o Programa de Iniciação a Docência (Progrid) da UNEB, que visa promover o processo de iniciação à docência a graduandos dos diferentes cursos de licenciatura da universidade, por meio da inserção orientadas no cotidiano da Escola básica.
O lançamento dessas ações, segundo a pró-reitora Káthia Marise, visam qualificar ainda mais a gestão acadêmica e aprimorar a formação docente para a educação básica.
A programação do encontro contou ainda com a apresentação do coral formado por estudantes de escolas públicas de Madre de Deus, que interpretaram clássicos da MPB.
Confira mais fotos desse vento em nosso Flickr.