O projeto UNEB Contra o Corona, promovido por professores do Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da UNEB, em Salvador, realizou no último fim de semana o Drive Thru Solidário.
Após dois dias de trabalho, o grupo recepcionou 1.230kg em doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza. O itens se somam à 1,2 tonelada já arrecadada em um mês de campanha.
“Envolver-me no projeto do planejamento à execução e poder fitar o olhar de generosidade de quem doa, a satisfação dos voluntários em fazer o bem e o sorriso de quem é beneficiado me deixa esperançoso neste tempo de agrugas que vivemos”, destacou o professor do DCV Rogenaldo Chagas, integrante da equipe de coordenação da iniciativa.
A iniciativa contou com grande participação da comunidade acadêmica e de bairros do entorno do campus. Contribuíram também gestores da UNEB, a exemplo do reitor, José Bites de Carvalho, que parabenizou presencialmente a equipe.
“Agora, neste contexto, nada mais justo do que apoiar a população da maneira como for possível. A universidade são é um ambiente restrito, pelo contrário, ela é uma ponte entre o conhecimento e a população, e deve estar atenta aos seus anseios. Me sinto muito orgulhosa de fazer parte desta instituição e poder colaborar para ajudar à minimizar os impactos causados por essa doença”, ressaltou a professora Polyanna Carôzo, também membro da equipe de coordenação da iniciativa.
Todo o material arrecadado irá beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade ao novo Coronavírus (COVID-19) que residem na região do Cabula-Beiru.
Início das entregas
Mesmo sob chuva, a equipe de trabalho já realizou nova ação hoje (4): a realização das entregas de 50 cestas básicas à Associação de moradores da Rua Amazonas de Baixo (AMAB), local também conhecido como Timbalada, e outras 20 para o Projeto Social Crianças da Vila, na Estrada das Barreiras.
A campanha de doações é realizada pelo eixo “Ações de apoio às famílias vulneráveis” do projeto UNEB Contra o Corona. O grupo é coordenado pelos professores do DCV Juilana Côrtes, Marcos Costa, Polyanna Carozo e Rogenaldo Chagas.
Também participam do grupo de trabalho a servidora técnico-administrativa Adelaide Rosa e 20 discentes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Farmácia.
“Participar deste projeto me torna melhor como pessoa e como futura profissional. Estar em contato e prestando atendimento para a população me faz mais humana e sensível para as problemáticas que a sociedade enfrenta” avaliou a voluntária Ivana Silva, estudante do curso de Nutrição da UNEB.
Veja depoimentos da equipe de trabalho do projeto
Fotos: Arquivos pessoais