Coro Oyá Igbalé realiza terceiro espetáculo: dia 27/04, Campus I

 

Projeto promove a permuta entre o conhecimento acadêmico e os saberes de comunidades de matriz negra na Bahia

O projeto Coro Oyá Igbalé, do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador, realiza no próximo dia 27 o espetáculo Omo Oyá: Orixás da Mata.

O evento acontece no Auditório Jurandyr Oliveira, do departamento, às 16h30, com entrada gratuita e aberta à comunidade acadêmica e ao público externo.

Terceira apresentação que o projeto realiza, o espetáculo faz homenagem especial para os orixás Ogum e Oxóssi.

“Dedicamos esse espetáculo aos orixás da mata. Também executaremos cantigas para Iansã (Matamba, Oyá), Tempo, Iroko, Ossain, Logum e para os caboclos Boiadeiro, Jurema e Pedra Petra. Fazem parte do repertório cantigas do candomblé keto, jeje e banto, da umbanda e músicas da MPB que possuem interface com a música sacra afro-brasileira, como as cantigas Senhora do amanhecer (Iansã), Viola meu bem (Caboclo Pedra Petra), Ogum Onirê (Ogum) e Iansã da Muringanga (Angola)”, adianta a professora Julice Oliveira, que coordena o projeto junto com o docente Francisco Sales, também da UNEB.

Segundo Julice, o Coro Oyá Igbalé busca promover “o intercâmbio cultural e a permuta entre o conhecimento acadêmico e os saberes tradicionais de comunidades vinculadas à cultura de matriz negra na Bahia”.

“Nossa proposta contempla a integração entre os membros da comunidade acadêmica da UNEB e das comunidades de povos tradicionais de terreiro, cantores e demais interessados”, diz a coordenadora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios*
Você pode usar essas tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>