A Coordenação Geral do II Ciclo de Debates Memória, Música e Devoção: Omolu, o Rei da Terra informa que a realização do referido evento, que aconteceria entre os dias 24 e 26 de maio, foi alterada para os dias 21, 22 e 23 de agosto de 2017, em decorrência da paralisação das atividades acadêmicas nesta quarta-feira (24).
O protesto será com portões fechados e acontecerá nos 24 campi da universidade. A paralisação de 24 horas acorrerá no dia do Ocupa Brasília, momento em que dezenas de caravanas, de todos os estados, levarão milhares de manifestantes à Esplanada dos Ministérios para protestar contra as reformas trabalhista, previdenciária e a Lei das Terceirizações do ilegítimo governo Temer.
O ciclo propõe a difusão de conhecimento de natureza multidisciplinar relativo ao tema da Memória com enfoque especial para à reflexão sobre o objeto de arte (música, artes plásticas, cinema e literatura) e culto do Orixá Omolu na cultural e religiosa de matriz afro-brasileira.
A programação do evento reserva conferências, sessões de comunicação, palestra e apresentações culturais. As inscrições são gratuitas e seguem abertas.
O II Ciclo de Debates integra a programação oficial do Centenário de Mestre Didi, Deoscóredes Maximiliano dos Santos (1917-2013), artista plástico, escritor (Contos Negros da Bahia e Contos Nagô [1961], Porque Oxalá Usa Ekodidé [1997]), ativista cultural (fundou o Afoxé Troça Carnavalesca Pai Buruko no final da década de 30”) e religioso do Candomblé (possuía o cargo de Assobá de Omolu).
Coordenação Geral do II Ciclo de Debates, Memória, Música e Devoção