No próximo dia 30 de junho, o Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus V da UNEB, em Santo Antônio de Jesus, completará 40 anos de atividades. A data será celebrada com a realização do Colóquio UNEB 4.0 – uma série de transmissões virtuais através das redes sociais do Departamento.
Na programação, que acontece entre os dias 29 de junho e 2 de julho, estão previstas mesas temáticas, exibição de vídeos e um sarau artístico. Os interessados devem realizar inscrição online. O número de vagas para as mesas segue os limites do aplicativo Google Meets. Algumas das atividades contarão com emissão de certificado de 2hs.
O Centro Acadêmico de História Maria de Lourdes de Jesus (CAHIS) também homenageou o departamento contando sua história por meio de memes – texto visual comum às redes sociais.
“A ideia surge das nossas pesquisas sobre o uso de recursos tecnológicos e atuações na sala de aula, encontramos no meme um formato que dialoga com a contemporaneidade. Nesse contexto, decidimos contar a história do Campus V nessa linguagem, resgatando narrativas e pessoas que compõem a trajetória da instituição, em mescla com as datas oficiais”, explica Juliana Silva, atual presidenta do CAHIS-Maria de Lourdes de Jesus.
História – O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus V começou suas atividades como a Faculdade de Formação de Professores (FFP) de Santo Antônio de Jesus. Em seus 40 anos promovendo a educação de ensino superior de qualidade, já diplomou cerca de 2.600 profissionais de diferentes áreas de atuação: educadores nas áreas de Espanhol, Geografia, História, Inglês e Português, além de bacharéis em Administração.
“Nós nos orgulhamos de nossa história e sabemos que podemos contribuir muito com a sociedade, sempre garantindo o respeito às diferenças e a liberdade democrática como lemas inegociáveis”, destacou o professor João Evangelista, diretor do DCH V.
Atualmente, o Departamento conta com 61 colaboradores, 110 professores e mil alunos, dentre graduação, especialização e mestrado. São oferecidos seis cursos de graduação e três programas de pós-graduação (Especialização em Gestão Estratégica e Negócios, Mestrado Profissional em Letras e Mestrado em História Regional e Local).