Ciclo promove diálogos sobre narrativas literárias distópicas; inscrições abertas!

Em seu exercício de liberdade criativa, a arte é capaz de representar ou até mesmo de anunciar cenários futuros da humanidade. Assim acontece nas narrativas literárias distópicas, que tematizam a primeira edição do “Ciclo de Leitura Literatura e Distopia: pandemias, conflitos sociais catástrofes”.

O evento será realizado pelo programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) da UNEB, entre os dias 24 de agosto e 24 de setembro.

As atividades são gratuitas e abertas ao público. Estão sendo ofertadas 100 vagas  e as mesas serão transmitidas virtualmente pelo Google Meets. Os interessados devem se inscrever no site www.literaturaedistopia.blogspot.com.

Na programação estão previstos diálogos sobre obras distópicas clássicas, como Ensaio Sobre a Cegueira (1995), do escritor português José Saramago, e Planeta dos Macacos (1963) de Pierre Boule.

A abertura do evento contará com lançamento do livro Migração Imaginada, de Marcos Botelho, escritor e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O ciclo será encerrado com a participação do escritor e ator Aldri Anunciação que irá conversar sobre aspectos distópicos presentes em suas obras, como “Namíbia, Não” (2012).

“A distopia não é o contrário da utopia. É um estado de alerta, algo que se pressente ou se intui. Narrativas distópicas se constituem no âmago dos estados modernos, que instituíram mecanismos de controle do corpo e das mentes, em nome do desejo de progresso e felicidade coletiva”, explica o professor e organizador do evento Marcos Aurélio Souza.

Informações: www.literaturaedistopia.blogspot.com.