O Departamento de Educação (DEDC) do Campus X da UNEB, em Teixeira de Freitas, está realizando a II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, na unidade.
O evento, que desenvolve atividades desde o dia 17 de abril e segue com programação até o dia 31 de maio, destaca a luta pela terra, a educação no campo, práticas agroecológicas, combate ao uso de agrotóxicos e a atual conjuntura política e social do Brasil.
A jornada tem como objetivos oportunizar reflexões e debates sobre a questão do acesso à terra no Brasil, a Reforma da Previdência e suas consequências para os que vivem do trabalho, (re)lembrar os lutadores do povo na luta pela Terra e por outras causas, rechaçando a criminalização dos movimentos sociais e da luta, e debater a Educação como direito dos trabalhadores, e não como mercadoria, demarcando sua defesa como direito público, gratuito e de qualidade.
A iniciativa é coordenada por membros do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Trabalho, Contra-hegemonia e Emancipação Humana (UNEB), Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial (CAECDT/UNEB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto e da CUT/BA/STR Teixeira de Freitas.
O evento conta com oficinas, mesas-redondas, exposição de fotografias, exibição e debate de filmes, atividades culturais, além da IV Feira Familiar Agroecológica e Economia Solidária.
*Texto: Sacha Biano, do Núcleo de Comunicação do DEDC/Campus X.