Estudantes do curso de Pedagogia, ofertado pelo Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador, estiveram entre os destaques do II Congresso de Pesquisadores/as Negro/as do Nordeste (Copene), promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).
O trabalho “O lugar das mulheres negras nos espaços acadêmicos”, apresentado pelas discentes Diane Messias dos Santos, Elisângela Santana e Tereza Cristina Santos Santana, recebeu menção honrosa pela banca do Copene.
A produção divulga dados parciais da pesquisa “Pensamento de mulheres negras brasileiras: as diferentes dimensões das trajetórias das mulheres negras reveladas nos espaços acadêmicos”, em fase de conclusão.
As graduandas, que são bolsistas do Programa AFIRMATIVA – promovido pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf) da UNEB para oferta de bolsas de pesquisa e extensão para cotistas regularmente matriculados na instituição – foram orientadas pela professora Cláudia Pons Cardoso.
Em 2018, o Programa AFIRMATIVA, recebeu 44 propostas de pesquisa e extensão, envolvendo 89 estudantes cotistas. Das proposições, 13 vieram de Departamentos da capital, enquanto 31 vieram de Campi do interior. A maioria das propostas é de pesquisa (79,5%) e foram propostas por mulheres (65,9%).
Fotos: ABPN. Com informações de Michele Menezes/PROAF-UNEB