Pesquisadoras da UNEB Maria de Lourdes Ornellas e Suzzana Alice Almeida lançaram, junto a pesquisadores da América Latina, livro Social Representations for the Anthropocene: Latin American Perspectives, no último dia 27 de setembro.
A professoras unebianas assinam o artigo Comonn Sense in Gramsci’s and Moscovici’s Writings: Inspiration, Subversion and Revolution in Sociopolitical and Scientific Fields:
(O senso comum em Gramsci e Moscovici: inspiração, subversão e revolução nos campos sociopolíticos e científicos).
A obra é organizada pelas professoras Clarilza Prado ( PUC-SP/ CIERS) e Serena Eréndira Serrano Oswald (Universidad Nacional Autónoma de México/Latin American Regional Science Association LARSA-RSAI).
Inspiradas no conto Cordas de areias (Rabi Haggai), as organizadoras mostram diálogos entre pesquisadores mais experientes e a juventude, em meio aos tempos passados, presente e seus enlaçamentos com o futuro, tecem os capítulos do livro a partir dos depoimentos de autores consagrados nos estudos da teoria das representações sociais que apresentam novos autores de destaque nos estudos da teoria na América Latina.
O livro lançado, que tem o prefácio da pesquisadora mexicana María de Fátima Flores Palacios, foi incluído na coleção Antropocêntrica da Editora Springer e pode ser adquirido em formato de e-book e impresso, na Amazon. A primeira versão em inglês se apresenta como uma contribuição importante de estudos de TRS na América Latina.
A obra será lançada na UNEB ainda este ano para os estudiosos que apostam no conhecimento consensuado na mira do conhecimento reificado.