O professor da UNEB Roberto Matos Pereira concluiu, no último mês de dezembro, as atividades da turma do curso Sabores de Brasil e Portugal, na Universidade Popular de Plasencia (Espanha).
A iniciativa promoveu as culturas gastronômicas brasileira e portuguesa através de um estudo teórico-prático que une as disciplinas Linguística Aplicada e a Antropologia da Alimentação. Os participantes elaboraram receitas lusas e latino-brasileiras, como beijinhos de Pombal, bacalhau à bras, vatapá, caldo de sururu, mungunzá, canjica de milho e quiabada.
O curso é um dos instrumentos que serão utilizados na metodologia da tese de doutorado que está sendo produzida pelo docente na Universidade de Alcalá (Espanha), em regime de co-tutela com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Roberto é professor do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Campus I da UNEB, em Salvador, e pretende ainda trazer o projeto e suas experiências para a Bahia, em 2020, para ofertá-lo às comunidades acadêmica e externa.