A UNEB vai participar institucionalmente, pela quinta vez consecutiva, da Lavagem do Bonfim. Neste ano, a tradicional manifestação será realizada no dia 11 de janeiro (quinta-feira), em Salvador.
Nesta edição, a iniciativa UNEB no Largo é realizada pela Secretaria Especial de Relações Interinstitucionais (Seai) e pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da universidade, e tem como objetivo aproximar a instituição das manifestações populares e desenvolver pesquisas interdisciplinares sobre o tema.
A concentração para a caminhada está marcada para 8h30, em frente ao 2º Distrito Naval no bairro do Comércio, na capital. A retirada das camisas customizadas da universidade (quantidade limitada) deverá ser feita, entre 7h30 e 8h30, no local. A comunidade acadêmica será acompanhada pela Roda de Samba Balão de Ouro.
Tradição – A lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim remete à limpeza que era realizada para a festa em louvor ao Senhor do Bonfim, celebração católica que ocorre na capital baiana desde o século 18, no segundo domingo após a Festa de Reis.
Para que a celebração acontecesse, os organizadores convocavam os escravos para realizar a lavagem da igreja na quinta-feira que antecedia o evento. Os escravos começaram a fazer da lavagem uma festa própria, dando início à tradição.
Em 2014, a festa recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o título de Patrimônio Imaterial Nacional.
Arte (home): Marina Marques/Ascom