Warning: Undefined array key "file" in /home/dedciun/public_html/wp-includes/media.php on line 1676
O reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, participou de reunião com representantes de movimentos populares do campo, durante a tarde de ontem (18), na sala de reuniões da Reitoria, no Campus I da universidade, em Salvador.
O encontro teve como pautas a apresentação do projeto do Centro Acadêmico de Educação do Campo (Caec), iniciativa interdepartamental sediada em Conceição do Coité, e uma convocatória para representantes da sociedade civil organizada participarem da construção do regimento interno do equipamento.
Estiveram representados o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento de Luta pela Terra (MLT), o Movimento Estadual de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas (Ceta-BA), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA), a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (Fatres) e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
“Consideramos fundamento a participação dos movimentos na definição e na consolidação do centro. Apesar de termos uma sede, as ações do centro têm que ultrapassar a dimensão desse espaço físico. Vamos trabalhar com a política da educação no campo em todo o estado, de qualquer departamento”, destacou o reitor.
Representante do MST, Djacira Maria de Oliveira celebrou a criação do centro e o convite para participação dos movimentos populares na sua consolidação. “A universidade já trabalha conosco há muitos anos nessa perspectiva da educação do campo e a criação do centro reforça a atenção para essa área e para o protagonismo do indivíduo do campo”.
Também participaram da reunião as representantes da equipe do Caec, Rosana Mara Rodrigues (coordenadora) e Joseane Alves, e o assessor Especial da UNEB para Projetos Estratégicos de Articulação da Educação Superior com os Territórios de Identidades do Estado da Bahia, Marcius Gomes.
“O projeto é bem amplo e tem esse caráter de uma unidade acadêmica. O centro tem autonomia para encaminhar ações de diversas naturezas e, inclusive, para conceber projetos. Por isso, a importância de vocês na composição desse coletivo, porque de vocês virão as proposições, as demandas e o nível de urgência delas”, explicou a professora Rosana.
De acordo com o projeto, o Caec tem como o objetivo geral coordenar, integrar, sistematizar, orientar e promover ações de ensino pesquisa e extensão em uma perspectiva interdisciplinar, assegurando o suporte necessário à elaboração e desenvolvimento de iniciativas voltadas para e com os sujeitos sociais do campo, com vistas ao desenvolvimento territorial sustentável e solidário.
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom