O Departamento de Educação (DEDC) do Campus XII da UNEB, em Guanambi, está realizando atividades da II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, na unidade.
O evento, que desenvolve atividades desde o dia 8 de maio e segue com programação até o dia 1º de junho, tem como tema Lutas, Resistências e Legados na História: Paulo freire, Che Guevara e 100 anos da Revolução Russa.
O objetivo da jornada é debater sobre a Reforma Agrária e a luta dos povos do campo no contexto da universidade, no sentido de romper preconceitos em relação aos movimentos sociais e o latifúndio do saber. Busca-se, também, abrir um canal de diálogo e formação entre universidade, organizações e movimentos sociais, sindicais, populares do campo.
O evento conta com debates, lançamentos de livros, exposição e a Feira da Agricultura Familiar, além do II Seminário Movimentos Sociais do Campus XII da UNEB.
A iniciativa é realizada pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (UNEB) e pela Câmara de Educação do Campo do Conselho de Desenvolvimento do Território Sertão Produtivo.
A jornada conta com colaborações do Polo Sindical dos Trabalhadores Rurais de Guanambi e região, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Levante Popular da Juventude/Alto Sertão, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) e do Centro de Agroecologia no Semiárido (Casa).