A professora Licia Soares de Souza, da pós-graduação stricto sensu da UNEB, vai lançar seu novo livro Figures spatiales de Montréal, durante congressos que ela está organizando em Montreal, no Canadá, nessa segunda-feira (24).
A obra propõe um modelo de análise das representações das cidades modernas, a partir dos exemplos dessa cidade canadense, na literatura contemporânea do Québec.
“Como transformar em formações poéticas ruas sujas, cheias de excluídos, que mendigam o dia todo? Como poetizar em um espaço em que a especulação imobiliária domina? Como, enfim, fazer da cidade, reino do anonimato e do individualismo, uma narrativa de sensibilidade humana? Essas questões, de que trato no livro, estão inscritas na linha de pesquisa Travessia da universidade do Québec, em Montreal, e estão aptas a instaurar reflexões de geopoética urbana”, explica a autora.
Com graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mestrado em Letras Modernas pela Université de Toulouse II (França), doutorado em Semiologia pela Université du Québec e pós-doutorado na Universität Kassel (Alemanha), Licia foi docente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), do Campus I UNEB, em Salvador, e está ingressando agora no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica), do Campus II, em Alagoinhas.
Imagem: Divulgação/criação sobre capa do livro