Diretores de Departamento discutem projetos e socializam experiências em reunião

A Rede de Gestão Departamental, em parceria com o DCH (Campus de Juazeiro), promoveu articulações no dia 10 de junho

No último sábado (10), foi realizada uma nova reunião da Rede de Gestão Departamental (RGD) da UNEB, no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da universidade, em Juazeiro.

O encontro teve como objetivos promover discussões sobre projetos e parcerias para a graduação e pós-graduação na instituição e trocas de conhecimento entre gestores da Equipe Setorial de Gestão Universitária (ESGU) da UNEB.

Participaram da reunião os diretores do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus II (Alagoinhas), Áurea da Silva Pereira; do DCH do Campus III (Juazeiro), Márcia Guena; do Campus VIII (Paulo Afonso), Susana Luz; e do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI (Serrinha), Jean da Silva Santos.

Durante o encontro, foi discutida a articulação entre as unidades para publicação de um livro sobre ações do programa estadual Todos pela Alfabetização (TOPA) e foram apresentados projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nos departamentos.

“Atividades como esta nos fortalecem enquanto instituição, pesquisadores e docentes. Estamos fomentando um processo de enriquecimento da gestão, por meio das trocas de experiências que trazemos de cada departamento, e, ao mesmo tempo, promovemos acordos, ajustes e parcerias”, avaliou a diretora Áurea da Silva.

Para a gestora do DCH do Campus III da UNEB, Márcia Guena, a reunião permitiu o alinhamento de projetos e propostas acadêmicas e administrativas: “O DCH se reuniu com os departamentos desta rede porque precisávamos, de fato, sentar e alinhar essas possiblidades, a partir de uma conexão com os outros campi”.

A proposta de regionalização das reuniões de gestão foi elogiada pelo diretor Jean da Silva, do DEDC do Campus XI. “Assim, otimizamos o processo de produção de projetos, contratos e a execução de recursos públicos. Também podemos incentivar a mobilidade de estudantes entre os cursos e ações conjuntas voltadas para a pós-graduação”.

A diretora do DEDC do Campus VIII, Susana Luz, afirma que a iniciativa permite encaminhar de forma mais organizada e eficiente ações importantes para o fortalecimento da graduação e pós-graduação no interior do estado.

A proposta de implementação das Redes de Gestão Departamental (RGDs) prevê o desenvolvimento e a potencialização de projetos e ações com base na aglutinação e congruência de interesses e demandas mútuas, e do intercâmbio de experiências.

Texto e fotos: Letícia Figueiredo, com edição do Núcleo de Jornalismo (NuJor) da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios*
Você pode usar essas tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>