UNEB e IRDEB discutem cooperação para implantação de rádios públicas educativas

A UNEB e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) devem firmar, ainda neste primeiro semestre, um termo de cooperação técnica para implantação de rádios públicas educativas no interior do estado.

Para discutir e encaminhar a questão, representantes da Assessoria de Comunicação (Ascom) e professores da universidade participaram de reunião ontem (24) com o diretor-geral do IRDEB, Flávio Silva Gonçalves, em Salvador.

A iniciativa é fruto da aprovação do instituto em edital do Ministério das Comunicações (MC) que prevê a outorga de concessões para serviço de radiodifusão.

Deverão ser beneficiados pela parceria entre as instituições, municípios onde a UNEB possui campus: Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Serrinha e Paulo Afonso. Todos esses devem receber novas rádios.

Os cursos da área de Comunicação ofertados pelos campi da universidade em Conceição do Coité e Juazeiro também deverão ser incluídos no acordo para utilização da expertise de profissionais, conteúdo produzidos e infraestrutura já disponível. Com a iniciativa, deve haver também a ampliação do campo de estágio para discentes.

“Esta é uma iniciativa muito importante para consolidar a participação da nossa instituição na comunicação pública e educativa da Bahia, o que se torna ainda mais relevante por contar com a participação dos cursos de Comunicação Social da UNEB”, avaliou o reitor da universidade, José Bites de Carvalho.

O IRDEB deve conceder parte da sua programação já transmitida pela Rádio Educadora, suporte para implementação de antenas e estúdios de gravação. Houve também sinalização positiva para transmissão de conteúdos que serão produzidos em parceria e para oferta de atividades de formação para a comunidade acadêmica.

“As parcerias entre a universidade e o IRDEB qualificam a comunicação pública no estado e ampliam os espaços formativos para os discentes, uma vez que as rádios educativas podem se constituir em campos de estágio e lugar de aprendizagem sobre uma comunicação comprometida com a cidadania”, explica o assessor de comunicação (Ascom) da UNEB, Tiago Sampaio.

Uma nova reunião deve ser agendada no mês de junho, para dar continuidade ao diálogo entre as instituições sobre ações em parceria e assinatura do termo de cooperação técnica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios*
Você pode usar essas tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>