Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
Aconteceu na tarde da última terça-feira (14) a solenidade de formatura de 290 estudantes de 11 cursos de graduação da UNEB, ofertados na modalidade Educação a Distancia (EaD).
Foram diplomados estudantes do bacharelado em administração pública e das licenciaturas em ciências da computação, educação física, geografia, história, letras com espanhol e literaturas, com inglês e literaturas, com português e literaturas, matemática, pedagogia e química.
A cerimônia, realizada no teatro da universidade, no Campus I, em Salvador, foi presidida pelo reitor da UNEB, José Bites de Carvalho. Para o gestor, atualmente a educação a distância é um importante instrumento de democratização do ensino superior pelo seu caráter abrangente e inclusivo.
“A consolidação dessa modalidade de ensino permitiu que a educação superior fosse além dos 24 campi e chegassem até polos em distritos e municípios de todos os territórios de identidade da Bahia. Vamos continuar trabalhando e investindo para qualificar ainda mais o ensino ofertado”, destacou José Bites.
Na ocasião, o reitor adiantou que a gestão está estudando a implantação de um mestrado em física e de outro específico para a formação de servidores da universidade, ambos EaD.
O coordenador da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da UNEB, Jader Albuquerque, frisou que a colação de grau é um momento emocionante não só para os formandos e seus familiares e amigos, mas para a universidade também.
“Foi um longo caminho, que trilhamos lado a lado. Aprendemos juntos! Agora é a hora de colher os frutos e seguir adiante com o compromisso de partilhar o conhecimento adquirido onde quer que a vida nos leve. Sucesso a todos e todas!”, comemorou Jader.
Os formandos participaram das atividades presenciais em 35 polos da UNEB espalhados pelo estado da Bahia. Um deles fica em Simões Filho, ao qual a recém-licenciada em matemática, Jéssica Ferreira, era vinculada.
“A modalidade EaD ainda é cercada de preconceito quanto à qualidade do ensino. Mas a experiência que tive na UNEB me surpreendeu. Tivemos sim problemas, o nosso caminhar não foi fácil, mas foi muito produtivo. Tenho total confiança na formação que tive e me sinto preparada para o mercado de trabalho”, afirmou Jéssica.
A professora Raquel Aparecida de Souza representou a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Káthia Marise Sales. Coordenadores da Unead também participaram do evento, que contou ainda com a presença de docentes, discentes e funcionários da universidade.
Os cursos a distância da universidade são ofertados por meio de um convênio com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Foto (home): Cindi Rios/Ascom