No próximo dia 5 de outubro, a comunidade acadêmica da UNEB vai escolher a nova gestão da reitoria e vice-reitoria da instituição, por meio de eleições diretas.
Por conta da pandemia da Covid-19, este ano a votação eleitoral será por mediação tecnológica, seguindo os critérios estabelecidos nas Resoluçãos do Conselho Universitário (Consu) da instituição nº 888/2012 e nº 1.473/2021, que estabelecem as normas para execução do pleito.
“Até aqui, foi um processo tranquilo, de muito empenho e transparência da equipe envolvida na organização das eleições. Realizamos três debates em turnos diferentes para atender a diversidades e pluralidade de nossa UNEB e com ampla participação da comunidade acadêmica. Temos a certeza de que as eleições vão transcorrer dentro da normalidade e que os discentes, docentes e servidores técnicos irão participar desse processo e escolherão a chapa que melhor atenda os interesses coletivos”, ressaltou a presidenta da Comissão Eleitoral, Nilza Martins.
Poderão participar do pleito os docentes e técnicos administrativos do quadro permanente; os discentes de graduação, pós-graduação e programas especiais, regularmente matriculados; os docentes e técnicos administrativos contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
Também podem votar os ocupantes de cargos de provimento temporário, ingressos na universidade há mais de quatro anos ininterruptos, todos devidamente habilitados, nos termos da legislação eleitoral vigente.
A lista dos eleitores habilitados para votar pode ser acessada no site da Comissão Eleitoral da UNEB.
O voto é facultativo, mas a participação de toda a comunidade acadêmica é importante para a definição dos caminhos da universidade.
Como fazer para votar?
O voto será exclusivamente através do site www.votauneb.com.br, que poderá ser acessado de qualquer parte do Brasil ou do exterior, a partir de qualquer equipamento com acesso à internet, seja de computador, tablet ou até mesmo de aparelho celular. O horário de votação será das 8h às 21h.
Para votar, é necessário o uso das senhas de acesso que serão enviadas para o e-mail e/ou SMS dos eleitores devidamente habilitados para o pleito. As senhas serão enviadas cinco dias antes da votação, com as orientações de como registrar o voto. Caso tenha esquecido, perdido ou não recebido a senha de acesso, o eleitor deverá acessar o portal eleitoral para solucionar o problema.
Na persistência do não recebimento da senha, o eleitor deverá entrar em contato com a Comissão Eleitoral através do e-mail comissaoeleitoral2021@uneb.br.
Os docentes e técnicos que verificarem algum problema com seu e-mail, deverão entrar em contato com o Service Desk da instituição, utilizando o e-mail institucional ou pessoal do próprio usuário, com as informações do nome completo, matrícula institucional, CPF e telefone de contato.
O atendimento do Service Desk deve ser feito através do e-mail sd@uneb.br ou pelo telefone (71) 3117-2218, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No dia das eleições, a equipe do serviço atenderá em horário especial das 7h às 21h.
Informações: www.votauneb.com.br / www.comissaoeleitoral2021.uneb.br