A UNEB e o Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA) participaram do 3º Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, que aconteceu virtualmente no último dia 14 de julho.
O evento foi realizado pelo Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires – CIRET (França), pela Escuela Nacional de Antropología e Historia – ENAH (México), pela Cattedra Transdisciplinare “Sviluppo Umano e Cultura di Pace” da Università degli Studi di Firenze – UNIFI/UNESCO (Itália) e pelo Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS (Brasil).
O congresso contou com a participação do professor Anderson Spavier Alves, vice-diretor do CEEBA, convidado para apresentar o trabalho “A deficiência intelectual e o mundo do trabalho: caminhos para a transdisciplinaridade em uma pesquisa internacional Portugal-Brasil”, pesquisa colaborativa internacional que está em desenvolvimento.
“Foi uma oportunidade de discutir com estudiosos de várias partes do mundo a teoria transdisciplinar a partir de práticas comunitárias, e poder levar uma pesquisa em curso sobre a qualidade de vida de trabalhadores com deficiência intelectual, que são estudantes do CEEBA. O conhecimento precisa circular e essa troca de saberes foi muito enriquecedora”, declarou Anderson.
A pesquisa “Inclusão profissional de pessoas com deficiência intelectual e qualidade de vida”, de autoria do professor Carlos da Veiga, realizada em Portugal, foi o ponto de partida. Em 2014, esse estudo foi replicado em São Paulo com a publicação da cartilha “Inclusão Profissional de Trabalhadores com Deficiência Intelectual em São Paulo” com organização do professor José Léon Crcohík, que á época do estudo integrava o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP).
Em 2019, o estudo passou a ser replicado também em Salvador investigando o cotidiano de estudantes-trabalhadores do CEEBA com deficiência intelectual que estão incluídos no mercado de trabalho. “Foi feito um convite pelo professor José Léon Crochik. Formamos então um grupo de pesquisadores e começamos com o estudo da cartilha e de outras obras de referência. Fizemos as entrevistas com os estudantes, empregadores e colegas de trabalho, mas tivemos de suspender as atividades por conta da Pandemia. Estamos avaliando a possibilidade de fazê-las virtualmente”, explica a coordenadora da pesquisa na Bahia, Jaciete Barbosa dos Santos, professora lotada no Departamento de Educação do Campus I.
A pesquisa de caráter interinstitucional envolve a UNEB, o CEEBA e Universidade de UMinho, em Portugal. O grupo de pesquisa é formado por professores-pesquisadores da UNEB, UFBA, UESC e do CEEBA, e conta com apoio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
A investigação busca identificar em que medida o avanço do processo da inclusão das pessoas com deficiência intelectual em diversas esferas da vida, como a escola, o trabalho, o lazer, tem de fato favorecido uma vida com maior satisfação, autonomia e efetiva participação na vida coletiva. A conclusão prevista é a publicação de uma cartilha voltada para as empresas empregadoras relatando os resultados do estudo. O grupo pretende também apresentar propostas para desenvolver um programa de formação continuada envolvendo pessoas com deficiência intelectual, professores, familiares e empregadores.