O egresso do curso de graduação em Medicina do Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da UNEB, em Salvador, André Luiz Brandão Costa, foi aprovado no Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb) – Universidade Federal da Bahia (Ufba) sem cursar o mestrado.
O médico André Luiz Brandão Costa, colou grau pela UNEB em 14 de junho de 2021. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica por 2 anos, onde estudou obesidade, síndrome metabólica e saúde mental de profissionais de saúde, sendo orientando pelo Prof. Dr. Magno Conceição das Mercês.
A aproximação com este objeto de estudo, estimulou André a pesquisar em seu trabalho de conclusão de curso (TCC), também orientado por Magno Mercês, a adiposidade abdominal entre médicos da Atenção Básica à Saúde do Estado da Bahia. O artigo fruto do TCC foi publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, que possui Fator de Impacto (JCR) de 3.39, tendo como título: The Prevalence of Abdominal Adiposity among Primary Health Care Physicians in Bahia, Brazil: An Epidemiological Study.
“ Sou grato a UNEB e ao Programa de Iniciação Científica. Por meio do IC foi possível conhecer e mergulhar na pesquisa epidemiológica e despertar o interesse em contribuir com as evidências científicas, e, conseguinte, com a sociedade. Não posso deixar de citar, as contribuições do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Ana Nery, fundamental para a aproximação da pesquisa clínica”, destacou André.
No doutorado que iniciará as aulas em agosto, André continuará sendo orientado pelo Dr. Magno Merces e estudará os efeitos da suplementação oral com imunonutrientes no pré-operatório de cirurgias ortopédicas eletivas: ensaio clínico duplo-cego randomizado controlado.
Professor Magno Mercês ressaltou que dentre as potencialidades do programa de iniciação científica da UNEB, merece pontuação o fato de instigar o graduando a compreender a pesquisa em sua complexidade e a pensar em intervenções a luz das evidências científicas para as coletividades.
“Recebi a notícia da aprovação de André e vibrei muito. Trata-se de um recém-formado com perfil de pesquisador, envolvido em nossos projetos de pesquisa durante toda a graduação. Estou apostando no objeto de estudo que o André pesquisará no doutoramento. Ano passado nosso grupo de pesquisa começou a realizar estudos experimentais envolvendo imunonutrição e estamos contentes com os primeiros resultados”, comemorou o professor Magno Mercês.