O projeto de Extensão Conexões Camponesas vai iniciar, nesta segunda-feira (5), o seu terceiro módulo de atividades. As ações visam a formação continuada de professores da educação básica que atuam nas escolas do campo.
A iniciativa é promovida pelo Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire (CAECDT) da UNEB, através do grupo de pesquisa Educação do Campo: Trabalho, Contra Hegemonia e Emancipação Humana.
As aulas do projeto acontecem às segundas-feiras, sempre às 19h, pelo canal da TV UNEB/CAECDT, no YouTube, e permanecem disponíveis para todos os interessados. O terceiro módulo contará com 170 horas de atividades formativas.
Coordenadora geral do projeto, a professora Ivânia Freitas ressalta que as atuais reformas da educação têm levado a um processo de padronização que vai na contramão do que a Educação do Campo defende e se propõe. Ainda de acordo com a pesquisadora, a base teórica apresentada e aprofundada pelo projeto tem sido muito bem recebida pelos participantes.
“Esse retorno sinaliza que estamos avançando na construção de uma frente de resistência aos retrocessos que estas reformas representam, sobretudo, para as perspectivas emancipatórias como a da Educação do Campo”, destaca Ivânia, que é também docente do Departamento de Educação do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim.
Com mais de 1.500 professores de 93 municípios da Bahia (e de outros estados), o projeto tem oportunizado aprofundar a concepção de Educação do Campo desde sua origem nos movimentos sociais e seu desdobramento nas políticas públicas, avançando até a prática pedagógica das escolas.
Para a professora Rosana Mara, coordenadora do CAECDT, o projeto nasce em atendimento a demanda colocada pelos sujeitos coletivos do campo e de profissionais da educação básica, “para subsidiar a (re)elaboração dos currículos das escolas do campo. Vale ressaltar que esse projeto foi escrito no contexto da pandemia da Covid-19, mas respeitando os princípios legais, teóricos e metodológicos da Educação do Campo”.
As aulas do módulo III vão contemplar as especificidades das áreas do conhecimento na relação com as etapas e modalidades da educação, além de debates sobre o Projeto Político-Pedagógico e gestão participativa. Serão também contextualizados temas que têm como finalidade apontar caminhos para que as redes de ensino possam elaborar o seu plano de formação continuada para os professores do campo.
Assista às aulas TV UNEB/CAECDT:
Módulo I – https://www.youtube.com/watch?v=n0Z_RbeLYS8&list=PL-X1iH0Z604Mqd_a7v0M5PHFHyMo9YXcI
Módulo II – https://www.youtube.com/watch?v=pBJXUNUIyNU&list=PL-X1iH0Z604MRH6FqC811nyGKZZhkoeHi
Informações: e-mail conexoescamponesas@gmail.com.