Núcleo de Jornalismo*
Assessoria de Comunicação
A UNEB foi homenageada nessa terça-feira (1º), em sessão solene especial na Câmara dos Vereadores de Salvador, pelos 38 anos de atividades no estado e por sua resistência em defesa da democracia, autonomia e da produção do conhecimento.
A homenagem, realizada virtualmente, foi proposta pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) e acolhida e organizada pelo vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB).
O evento contou com a presença do Reitor José Bites de Carvalho, do vice-reitor Marcelo Ávila, da pró-reitora de Extensão, Adriana Marmori e de outros membros da equipe de gestão universitária e da comunidade acadêmica da universidade.
O professor José Bites destacou a importância da multicampia da UNEB para a democratização do acesso ao ensino superior no estado e apontou a autonomia universitária como condição essencial para a organização e funcionamento da universidade.
“Nesse contexto de desvalorização da universidade pública e da ciência, comemorar 38 anos de existência, para nós, é resistência. Seguiremos firmes enquanto centro de desenvolvimento científico e de pesquisa na Bahia e Brasil, buscamos consolidar, cada vez mais, a instituição como universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade”, reforçou o reitor.
Participaram ainda da sessão, representantes da Secretaria estadual da Educação, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), da Câmara Municipal, do movimento estudantil e outras entidades ligadas ao setor da educação.
O vereador Augusto Vasconcelos, mediador da cerimônia, destacou que a UNEB promoveu a integração da Bahia a partir da educação, interiorizando o ensino superior público. “Nesse momento de tantos retrocessos e de ataques que sofremos no país, a UNEB é uma trincheira da resistência frente aos cortes orçamentários sucessivos, que destroem a possibilidade ampliação de investimentos em novas estratégias de produção do conhecimento e de desenvolvimento científico e tecnológico”, ressaltou o parlamentar.
A coordenadora geral da Aduneb, professora Ronalda Barreto, reforçou a importância da presença da UNEB em todas as regiões da Bahia, através do ensino, da pesquisa e da extensão. “Valorizar a UNEB é defender a ciência e a vida contra o desmonte dos serviços públicos e da educação pública”, afirmou.
Saiba mais sobre as atividades da UNEB alusivas à comemoração pelos seus 38 anos!
*Com informações da TV Cam e da Aduneb