Cursos da UNEB melhoram em avaliação do Enade; três recebem nota máxima

Os cursos de Psicologia (Campus de Salvador) e Direito (Campi da capital e de Juazeiro) da UNEB conquistaram a nota 5 (máxima) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015.

A elevação dos indicadores da universidade pôde ainda ser notada no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que melhorou após apresentar uma tendência de queda no último ciclo de avaliação. O IGC também leva em consideração as notas obtidas no Enade.

“É com muita satisfação que a UNEB avalia o resultado do Enade. Ele retrata o fruto do trabalho de toda a comunidade acadêmica, que envolve o acompanhamento dos currículos, da gestão acadêmica e das informações na universidade”, avaliou a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Kathia Marise.


A pró-reitora ainda parabenizou gestores, estudantes, técnicos administrativos coordenadores de curso, docentes e diretores de departamento pelo esforço empreendido para a conquista dos resultados e pelo acompanhamento e execução das atividades finalísticas das graduações.

Ao todo, 19 cursos de oferta contínua da universidade foram avaliados. Além dos que obtiveram nota máxima, nove apresentaram resultados acima da média (nota 4) e sete obtiveram nota 3. Sendo que desses 16 melhoraram ou mantiveram as suas avaliações do ciclo anterior do Enade.


De acordo com o Secretário Especial de Avaliação Institucional (Seavi), Ivan Novaes, o resultado positivo decorre de um esforço coletivo de conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância de colocar a UNEB no nível das melhores universidades do País.

Assim como nos últimos três ciclos do Enade, a Equipe Central de Gestão Universitária, capitaneada pela Seavi e Secretaria Geral de Cursos (SGC), lançou no último ano uma nova edição do Boletim Enade. O produto objetiva orientar coordenadores de colegiado de curso, docentes e discentes para a participação da instituição no exame.

O mesmo grupo alimentou uma página no Portal UNEB com documentos relacionados ao Enade e promoveu também videoconferências e encontros presenciais com coordenadores de colegiado e diretores de departamento.

Ainda de acordo com o gestor, as ações previstas para o acompanhamento sistemático da próxima edição do exame já estão sendo planejadas e devem seguir o mesmo padrão na oferta minuciosa de informações e orientações para os diversos grupos da universidade envolvidos com a avaliação.

 

O Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria nº 40, de 2007, republicada em 2010.

Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.