O projeto de extensão UNEB nas Comunidades (UC’s) realizou, no último dia 16 de março, o evento Estante Cultural, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Serrinha.
A iniciativa teve como objetivo promover o diálogo entre profissionais da área de Educação e Saúde e a comunidade sobre a importância do engajamento em ações de prevenção do suicídio.
Neste ano, essa foi a primeira ação do projeto, que conta com coordenação geral da professora da UNEB Zoraya Marques, coordenação técnica da servidora Luciana Rosa e colaboração de monitoras do curso de Pedagogia ofertado pelo Campus XI, no município.
Participaram dos diálogos o professor da universidade, Edson Barreto Lima, a pesquisadora da Ufba, Isaura Fontes, a psicopedagoga e voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Josiana Rocha e a psicóloga Adelaide Aparecida Costa. As atividades foram mediadas pela docente da instituição Elivania Reis, que representou o diretor do Departamento de Educação (DEDC), Jean Santos.
A iniciativa foi prestigiada por estudantes do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) do Campus de Serrinha, e estudantes do cursos de Pedagogia e Geografia do Departamento de Educação da unidade.
A programação do evento foi dividida em três momentos: o primeiro abordou a detecção precoce da pessoa sob risco suicida; o segundo, a ampliação das formas para compartilhar informações sobre o tema; e o terceiro, a adoção de estratégias para dar suporte aos indivíduos nessa situação.
Os temas foram discutidos em meio a momentos de silêncio, interpretações poéticas e cantoria de músicas nacionais, promovendo uma reflexão de caráter social e humano vinculada à temática do viver. Também foi realizada uma homenagem ao ex-professor da UNEB Aldo Tripodi, falecido no último mês de setembro.
Como desdobramento do evento, a organização do Estante Cultura se comprometeu com o CVV para firmarem uma parceria e realizarem, em setembro, uma série de atividades acadêmicas e comunitárias sobre detecção da pessoa sob risco suicida e prevenção ao suicídio.
A iniciativa contou com o apoio do DEDC, do Uati, do Centro de Valorização da Vida, da editora FTD e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Serrinha.