A Secretaria da Educação do Estado realizou, nessa sexta-feira (4), a assinatura de termo de cooperação técnica, educacional, científica e cultural com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).
O objetivo da ação é promover o desenvolvimento e a execução conjunta de atividades educacionais em articulação com as unidades escolares do Estado e potencializar a gestão compartilhada dos Complexos Integrados de Educação Básica (CIE).
O reitor da UNEB, José Bites, destacou o papel da universidade no fortalecimento da educação baiana. De acordo com ele, está sendo construído um modelo de integração da Educação Básica e do Ensino Superior, que pode ser representado com a consolidação do Complexo Integrado de Educação de Ipiaú.
“Essa ação possibilita que a universidade e as escolas de ensino médio integrem os projetos pedagógicos dos seus cursos e os seus diversos programas de fomento a educação. A partir da interrelação entre professores e estudantes será possível compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades formativas. Portanto, nesse modelo, nós vamos repensar o acesso, a permanência e a formação continuada qualificada, fortalecendo as relações entre educação superior e básica”, destacou José Bites.
Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
As unidades têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio na proposta de ensino integral.