A docente Licia Soares de Souza, da UNEB, recebeu da Universidade de Ottawa, capital do Canadá, certificado de mérito em reconhecimento pelo trabalho como professora pesquisadora no desenvolvimento dos chamados Estudos Canadenses em uma instituição superior de ensino.
Em recente visita à Reitoria da UNEB, em Salvador, Lícia ofereceu uma cópia do certificado ao reitor José Bites de Carvalho, para o acervo institucional.
Segundo a docente, durante 20 anos a UNEB abrigou um dos Núcleos de Estudos Canadenses (NECs) mais ativos do país, sob a coordenação da professora Denise Lavallée.
“Nesse período, o NEC da UNEB foi sede da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (Abecan), tendo organizado quatro congressos internacionais que recebeu professores do mundo inteiro”, salientou Lícia.
A docente lembrou que os Estudos Canadenses não são apenas uma promoção do Canada: “Esses estudos trouxeram novas formas de percepção das manifestações culturais das Américas, transformando os estudos comparados no Brasil”.
“Com os Estudos Canadenses, o foco se deslocou das relações entre as colônias e as pátrias colonizadoras da Europa, para se situar nas relações de complementaridade entre culturas das Américas. Como exemplo, temos os estudos sobre os ameríndios (índios das Américas), sobre as minorias, os subalternos, o feminismo, sob a ótica do hibridismo e da poética de relação”, avaliou Lícia.
O reitor José Bites destacou o papel da UNEB como uma universidade de vanguarda, pioneira na implantação do sistema de cotas e de centros culturais como o NEC e muitos outros avanços.
“Parabenizamos e agradecemos o relevante trabalho da professora Lícia Soares, que promove o nome da nossa universidade e da nossa cultura no Canadá e outros países”, disse o reitor.
Licia também foi indicada pelo professor emérito da Universidade do Quebec em Montréal (Canadá) Bernard Andrès para receber a medalha da Ordem de Rio Branco, que o governo brasileiro reserva a docentes e outras personalidades que trabalham pela promoção do Brasil no exterior. “Esses certificados e medalhas são excelentes formas de reconhecimento de nosso trabalho e servem para imprimir um selo de qualidade aos programas de pós-graduação nos quais os professores laureados atuam”, observou a docente.
A professora doutora Licia Soares de Souza possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mestrado em Letras Modernas pela Universidade de Toulouse II – Le Mirail e doutorado em Semiologia pela Universidade do Quebec. Atualmente é professora plena da UNEB, professora associada da Universidade do Quebec em Montréal e professora regular do programa Pós-cultura da Ufba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: americanidade, literatura comparada, telenovelas, literatura brasileira e quebequense, traduções cinematográficas de romances brasileiros e quebequenses.
Fotos: Ascom