O Ato de Lançamento da Campanha dos estudantes cotistas da UNEB realizado no dia 31 de maio, na Reitoria, no Campus I da universidade, em Salvador, marcou a abertura de uma série de diálogos e ações sobre as cotas e os cotistas que serão promovidos na instituição.
Trazendo como slogan central a afirmação Ser pioneiro valeu a pena: A UNEB mostra a sua Cara!, a campanha reafirma a importância das cotas e da presença dos cotistas para a UNEB e propõe que a “cara” da UNEB – negra e indígena – se torne mais visível, reconhecida e respeitada por toda a comunidade acadêmica.
Assim, a iniciativa traz como meta principal ampliar a visibilidade dos estudantes cotistas, no sentido do combate ao racismo institucional e à discriminação destes(as) estudantes, apostando na construção de práticas e processos mais equânimes no cotidiano acadêmico que conduzam a uma mudança de cultura.
Além de veicular imagens, vídeos e outros textos diversos representativos das diferentes problemáticas que envolvem os estudantes cotistas, a campanha prevê ainda a realização de Plenárias Departamentais em todas as unidades da UNEB, na capital e no interior do estado, para a eleição dos delegados cotistas e a definição de propostas que serão encaminhadas a I Conferência de Estudantes Cotistas da UNEB, que deve acontecer em agosto.
Todas essas ações institucionais realizadas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf) e pelo Centro de Estudos dos Povos Negro-Índio- Americano (Cepaia).