Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
Atenta às novas demandas apresentadas pelas relações e serviços intermediados pela internet, a UNEB firma parceria com a Microsoft para disponibilizar o Office 365 para a comunidade acadêmica.
Trata-se de um portal colaborativo com pacote de programas disponibilizados – na nuvem (online) – para gestores, professores, técnicos administrativos e demais usuários com acesso (login e senha) ao servidor institucional.
O Office 365 conta com as versões online mais recentes de softwares como:
- Outlook (e-mail, calendário, gerenciador de contatos e tarefas);
- OneDrive (armazenamento e gerenciamento de arquivos na nuvem);
- Skype for Business (mensagens instantâneas, reuniões e compartilhamento de tela)
- SharePoint (compartilhamento de dados);
- Yammer (rede social particular corporativa);
- Word (textos);
- Excel (planilhas);
- PowerPoint (apresentações gráficas – slides);
- Sway (apresentações para a web);
- Forms (formulários).
A iniciativa é coordenada pela Gerência de Informática (Gerinf), setor vinculado à Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) da UNEB. A migração das contas da instituição já está em execução e não precisa ser solicitada.
Todos os usuários, dos campi da capital e do interior do estado, já devem dispor dos novos programas até o fim de setembro. Para utilizar as ferramentas e serviços, basta acessar o UNEB Mail, no menu do portal institucional e efetuar login. No primeira acesso, será necessário que o usuário registre o seu e-mail completo (ex: xxx@uneb.br) e senha.
Conheça as principais mudanças para os usuários da UNEB
- Programas gratuitos do pacote Microsoft Office (versões online);
- Versões mais recentes dos programas;
- Armazenamento, gerenciamento e compartilhamento de arquivos online;
- Mais espaço no e-mail institucional: 1GB → 50GB;
- Capacidade de anexar arquivos maiores em e-mails: 4MB → 35MB;
- Ferramenta de mensagens instantâneas (Skype for Business)
- Programa para reuniões online e compartilhamento de tela (Skype for Business)
- Nova alternativa para fóruns acadêmicos e administrativos (Yammer);
- Ferramenta para elaboração de apresentações interativas (Sway);
- Ferramenta para elaboração de formulários (Forms).
Os usuários que detectarem problemas técnicos ou tiverem dúvidas podem contatar a Gerinf através do e-mail servicedesk@listas.uneb.br ou pelo telefone (71) 3117-2218.
Informações: Gerinf/Campus I – tel. (71) 3117-2218 ou e-mail servicedesk@listas.uneb.br.
Imagens: Arte de Renato Leal/Gerinf