A Reitoria, através da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), informa que foram liberadas as concessões, com os recursos inerentes ao Grupo de Despesa 4 – Investimentos, para os 29 departamentos, no valor global de R$ 971.020,10.
Para possibilitar o repasse , foi efetivada, em articulação com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), a conversão, de recursos financeiros de manutenção alocados ao custeio da Administração Central, em investimentos.
Respeitando a autonomia dos departamentos, os recursos foram preservados, observada a proporcionalidade da liberação, de acordo com a distribuição e detalhamento por atividade – Ensino de Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – definidos pelos mesmos quando da elaboração da Proposta Orçamentária 2016.
O montante liberado representa, na média, 30% do total alocado ao orçamento de investimento dos Departamentos, permitindo o atendimento, com a antecipação necessária, às demandas mais emergenciais dos semestres letivos, assim como o desenvolvimento das atividades finalísticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão dos Departamentos.
A exceção foi o Departamento de Ciências da Vida –Campus I, Salvador, onde foram aportados 50% do valor global orçamento de investimento do DCV, de forma a possibilitar o atendimento as demandas, em especial do Curso de Medicina.
Considerando os recursos inerentes ao Grupo de Despesa 3 – Outras Despesas Correntes, tem-se um volume global disponibilizado aos Departamentos, no período fevereiro a julho, da ordem de R$ 7.851.692,55 que corresponde a 49% do Orçamento total dos Departamentos.
Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan)
www.uneb.br/proplan