O Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI da UNEB, em Serrinha, promoveu a segunda edição do projeto Sem Conversa Fiada, no último dia 28 de março, no auditório da unidade.
O evento, que teve como tema “Ideologia de gênero” e o paradigma da simplicidade: desafios da Universidade no século XXI, contou com a participação da pesquisadora Mary Castro, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
Durante a atividade, os participantes foram postos a refletir sobre os novos paradigmas do papel da mulher na sociedade e sobre a desmistificação da ideologia de gênero e sexualidade.
O projeto Sem Conversa Fiada, proposto pela gestão biênio 2016-2018 do DEDC, pretende levar à comunidade acadêmica e externa momentos de reflexão e debate acerca de temais contemporâneos, com a participação de pesquisadores e gestores do cenário baiano e nacional.
O evento contou com o apoio dos Grupos de Pesquisa e Extensão do DEDC: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano (Epods), Território, Cultura e Ações Coletivas (Tecemos), Imagens do Sisal e Geografia dos Lendários da Capoeira.
Aula inaugural
Atualidade e perspectivas do cenário educacional político-social brasileiro e baiano. Esse foi o tema da Aula Inaugural das licenciaturas em Pedagogia e em Geografia e do bacharelado em Administração do DEDC no Campus de Serrinha.
O evento foi promovido pela Direção do departamento, no último dia 7 de março, no auditório da universidade, e contou com a participação de estudantes, professores, técnicos administrativos e representantes governamentais do Território do Sisal e da sociedade civil organizada.
A programação da iniciativa, que também foi a primeira ação do projeto Sem Conversa Fiada, reservou conferência da pesquisadora Celi Taffarel da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
*Com informações do Núcleo de Comunicação do DEDC/Campus XI