As chapas inscritas nas Eleições Diretas para a Reitoria e a Vice-Reitoria da UNEB (2022-2025) vão participar de episódio especial do podcast “Fala, Balbúrdia!”, da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB.
A edição será lançada no próximo dia 25 de setembro. Mas, antes disso, toda a comunidade unebiana (servidores técnico-administrativos, discentes, trabalhadores terceirizados e docentes) poderá participar ativamente do roteiro, enviando perguntas. Todas as sugestões serão apreciadas pela Comissão Eleitoral.
Os interessados devem encaminhar a questão, nas próximas quarta e quinta-feiras (8 e 9), através de e-mail, para listanurp@uneb.br, ou via mensagem privada (direct) no Instagram: @oficialuneb. As perguntas selecionadas serão respondidas pelas três chapas inscritas.
Em cumprimento à proposta de consolidação do podcast enquanto um espaço informativo, interativo e colaborativo, a equipe da Ascom irá realizar essa edição especial. Será garantido amplo acesso aos perfis que compõem as candidaturas e às propostas de cada programa de gestão apresentado à comunidade unebiana.
A metodologia do episódio foi previamente avaliada e aprovada pela Comissão Eleitoral, que também realizará o sorteio da ordem de participação, acompanhará as gravações e terá espaço reservado para informes e registros.
De acordo com o cronograma eleitoral, o período de campanha segue até o dia 2 de outubro. A votação online para eleição da nova gestão será realizada no dia 5 do mesmo mês.
O “Fala, Balbúrdia!” já conta com nove episódios, todos estão disponíveis no Spotify, Deezer, Google Podcast e também no IG @oficialuneb e no Canal da TV UNEB, no YouTube. Escute e prestigie!
O podcast produz novos episódios a cada 15 dias. Em virtude dos requisitos para a produção dessa edição especial, não ocorrerá lançamento no dia 17 de setembro.
Eleições UNEB 2021
O Conselho Universitário (Consu), instância máxima deliberativa da UNEB, aprovou em sessão extraordinária, no último dia 27 de julho, o uso de sistema eletrônico de votação online nos processos eleitorais na universidade, de maneira alternativa. A decisão foi motivada pelo atual cenário de pandemia da Covid-19.
O sistema para a realização da votação eleitoral por mediação tecnológica foi licitado pela universidade, seguindo os critérios estabelecidos da Resolução/CONSU nº 888/2012, que define as normas para execução do pleito.
As eleições são realizadas a cada quatro anos e configura uma forma democrática de escolher os gestores da instituição. Estão aptos a votar os servidores do quadro efetivo, cargo comissionado, Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) em exercício das suas atividades e estudantes da universidade, devidamente matriculados no sistema acadêmico.
Informações: e-mail listanurp@uneb.br.