Danilo Cordeiro
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
Referência na área de robótica, Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da UNEB completa uma década de atividades em 2016.
Para comemorar a data será realizado o evento ACSO: 10 anos fazendo Ciência na Bahia, nesta terça-feira (30), às 18h, no Teatro UNEB, em Salvador.
O Acso se destacou no cenário mundial desenvolvendo pesquisas que resultaram na criação do robô de serviços Bill, primeiro da Bahia, do Simulador de realidade aumentada para futebol de Robôs, e da Cadeira de rodas inteligente.
O núcleo, através da equipe Bahia Robotics Team (BahiaRT), já esteve em nove países como Alemanha, Portugal, Irã e Cingapura, e em diversos estados brasileiros. Participaram de 27 campeonatos, premiados em 13 deles.
“Esse evento marca uma década de muito trabalho e de muitas conquistas, o que evidencia o talento e a capacidade dos professores e estudantes. Cada pesquisa que desenvolvemos, cada campeonato que participamos leva o nome da UNEB para o mundo, nos colocando em uma posição de referência na área”, destacou o docente Marco Simões, coordenador de Pesquisa de Robótica e Inteligência do Acso.
O evento comemorativo é aberto a toda a comunidade acadêmica e público externo. Na ocasião, será exibido um vídeo com o histórico do núcleo, conquistas e os resultados alcançados.
O Acso é vinculado ao Departamento de Ciências Exatas da Terra (DCET) do Campus I da UNEB, em que trabalha com duas linhas pesquisa Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho, e Robótica Inteligente e Sistemas Operacionais.
Atualmente o núcleo é composto por 16 integrantes, sendo 11 estudantes e cinco professores pesquisadores.
Informações: Acso/Campus I – tel. (71) 3117-2241.
Imagem (home): Divulgação, Equipe BahiaRT e o Robô Bill.