Jornada dá visibilidade à produção acadêmico-científica da UNEB

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

japex-di

O professor Jean-Claude Régnier (Université de Lyon) apresentou experiências de cooperação acadêmica. Fotos: Cindi Rios/Ascom

Professores, estudantes e técnicos administrativos da UNEB apresentaram trabalhos e discutiram a produção acadêmico-científica da instituição, entre os dias 22 e 24 de agosto, durante a Jornada Acadêmica de Pesquisa e Extensão Universitária (Japex).

As atividades acadêmicas do evento, promovido pelo Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I da universidade, em Salvador, foram abertas pelo professor Jean-Claude Régnier, da Université de Lyon (França).

O docente ministrou a palestra Reflexão em torno das questões sobre importância/relação entre internacionalização da educação superior e a pesquisa, ensino e extensão universitária.

“Acredito que as ações de internacionalização científica devem promover uma relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, prezando pela interculturalidade, pelos intercâmbios, pela mobilidade e sempre indagando o etnocentrismo à luz do pensamento crítico”, avaliou o professor, que é também pesquisador visitante na Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe).

O pesquisador apresentou ainda detalhes de sua experiência em iniciativas de cooperação universitária e científica, a exemplo do Programa Arcus, com a orientação de projetos de extensão e a formação de 72 mestres e 32 doutores em diversos países, a exemplo do Brasil, da China e da Mongólia.

Expectativa superada

Além de fomentar um espaço para apresentação dos trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica da UNEB, a Japex fortalece a interlocução entre os atores da instituição. Essa foi a avaliação do diretor do DCET, Daniel Góes.

“A jornada propicia não só a divulgação, mas também que outras pessoas possam participar dos trabalhos. Elas podem descobrir novas áreas de interesse, e passar a participar e colaborar”, ressaltou o Daniel.

Coordenador do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da UNEB, o professor Josemar Souza participou do evento e parabenizou a organização por despertar nos estudantes, sobretudo de graduação, o interesse pela pesquisa e produção acadêmica.

Um dos discentes instigados pela proposta do evento foi Maurício Souza, do sétimo semestre do curso de Sistemas da Informação. O jovem afirma que aproveitou a Japex para “entender como funciona a pesquisa e estar mais integrado ao que acontece dentro da universidade”.

De acordo com a coordenadora da Japex e do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do DCET, Cristina Elyote, a primeira edição do evento superou todas as expectativas.

“Esperávamos certa de 250 inscritos e registramos aproximadamente 500. O mesmo aconteceu com o número de trabalho, que aguardávamos 40 e tivemos cerca de 90”, destacou a coordenadora, afirmando que a equipe já aguarda a jornada de 2017.

Fortalecimento institucional

japex-post

A pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) da UNEB, Kathia Marise, presidiu a mesa de abertura do evento e destacou a importância da interlocução entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitários e do engajamento da comunidade acadêmica nas discussões sobre currículo.

“A atividade de formação na graduação precisa ser um eixo desta articulação, para que a gente não tenha pesquisa à parte, apenas no momento do TCC e da Pós-Graduação. Ou a extensão separada, como se não tivesse relação com o conteúdo dos componentes curriculares”, salientou a gestora, que representou o reitor da instituição, José Bites de Carvalho, na ocasião.

Gerente de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Aníbal Freitas ressaltou o destaque do DCET nas atividades de Iniciação Científica (IC) da UNEB e convidou os participantes a dar continuidade à proposta de expor trabalhos durante a Jornada de IC da instituição, que será promovida no Campus I entre os dias 4 e 6 de outubro.

Apoiadora do evento, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) foi representada na atividade de abertura pelo seu gerente de Empreendimentos Minerais e Gestão Ambiental, Adalberto Ribeiro.

O gestor afirmou que o órgão está entusiasmado com a possibilidade de entrelaçar relações institucionais, sobretudo, na área de extensão tecnológica: “Temos um universo muito largo de conhecimento à respeito do território do estado e das potencialidades dos seus recursos minerais”.

A mesa de abertura também contou com colaborações da Secretária Especial de Relações Internacionais (Serint), Jardelina Nascimento, que parabenizou a organização do evento e salientou a importância de iniciativas como esta para a garantia de uma política de internacionalização planejada e organizada.

A Japex contou com ainda com apresentação de pôsteres, minicursos, oficinas, palestras, atividades culturais. O evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Serint, ambas da UNEB, e da CBPM.

Confira mais fotos deste evento em nosso Flickr.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios*
Você pode usar essas tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>