A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes), realizou na tarde de terça-feira (6), a live de encerramento da I Mostra de Manifestações Culturais Tradicionais e Contemporâneas dos Territórios de Identidade (Mostrate).
O encontro, transmitido pelo Canal da TV UNEB, no YouTube, reuniu finalistas da Mostra, uma oportunidade especial para o público conhecer a expressão artística dos estudantes que tiveram suas obras selecionadas.
A mesa virtual de entrega da premiação contou com a presença da pró-reitora de Assistência estudantil, Elivânia Reis; da diretora da EdUNEB, Sandra Soares e da professora de teatro Karina de Faria, lotada no Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII, em Senhor do Bonfim, membro da Comissão Consultiva da Mostra.
“Recebemos trabalhos de estudantes de diferentes áreas do conhecimento, o que mostra que a expressão artística é relevante para toda comunidade acadêmica. A arte é ferramenta de aprimoramento do ser humano no que há de beleza, reflexão e consciência – dimensões ainda mais fundamentais nesse momento de pandemia que estamos vivendo”, afirmou a professora Karina de Faria ao saudar todos os participantes.
Durante a live os estudantes responderam às perguntas sobre a relação que possuem com a Arte e sobre o processo criativo das obras que apresentaram. A transmissão contou ainda com a apresentação de algumas das obras premiadas, como a leitura do conto de Nívia Vitória Cardoso, estudante de Letras, do DCH-I, em Salvador.
Aqueles que obtiveram a primeira colocação em suas categorias receberão uma câmera fotográfica como prêmio e todos os selecionados serão contemplados com um livro que será entregue pela EdUNEB. As obras finalistas ficarão disponíveis no repositório da universidade Saber Aberto para que sejam prestigiadas pela comunidade acadêmica e externa.
I Mostrate
Em sua primeira edição a Mostrate teve a participação de 93 estudantes da instituição, que inscreveram trabalhos artísticos nas categorias de Artes do Espetáculo em Áudio Visual, Literatura, Música e Artes Visuais. Destes, 12 produções foram selecionadas pela curadoria.
A Mostrate foi realizada em parceria com professores do curso de Licenciatura em Teatro, do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII, em Senhor do Bonfim, que integram a comissão de avaliação da mostra.
O próximo passo da Mostra, segundo a pró-reitora Elivânia, é propor ao Conselho Universitário que ela se torne um Programa de Cultura e Arte da universidade, vinculado a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.