No último sábado (10), foi realizada uma nova reunião da Rede de Gestão Departamental (RGD) da UNEB, no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da universidade, em Juazeiro.
O encontro teve como objetivos promover discussões sobre projetos e parcerias para a graduação e pós-graduação na instituição e trocas de conhecimento entre gestores da Equipe Setorial de Gestão Universitária (ESGU) da UNEB.
Participaram da reunião os diretores do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus II (Alagoinhas), Áurea da Silva Pereira; do DCH do Campus III (Juazeiro), Márcia Guena; do Campus VIII (Paulo Afonso), Susana Luz; e do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI (Serrinha), Jean da Silva Santos.
Durante o encontro, foi discutida a articulação entre as unidades para publicação de um livro sobre ações do programa estadual Todos pela Alfabetização (TOPA) e foram apresentados projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nos departamentos.
“Atividades como esta nos fortalecem enquanto instituição, pesquisadores e docentes. Estamos fomentando um processo de enriquecimento da gestão, por meio das trocas de experiências que trazemos de cada departamento, e, ao mesmo tempo, promovemos acordos, ajustes e parcerias”, avaliou a diretora Áurea da Silva.
Para a gestora do DCH do Campus III da UNEB, Márcia Guena, a reunião permitiu o alinhamento de projetos e propostas acadêmicas e administrativas: “O DCH se reuniu com os departamentos desta rede porque precisávamos, de fato, sentar e alinhar essas possiblidades, a partir de uma conexão com os outros campi”.
A proposta de regionalização das reuniões de gestão foi elogiada pelo diretor Jean da Silva, do DEDC do Campus XI. “Assim, otimizamos o processo de produção de projetos, contratos e a execução de recursos públicos. Também podemos incentivar a mobilidade de estudantes entre os cursos e ações conjuntas voltadas para a pós-graduação”.
A diretora do DEDC do Campus VIII, Susana Luz, afirma que a iniciativa permite encaminhar de forma mais organizada e eficiente ações importantes para o fortalecimento da graduação e pós-graduação no interior do estado.
A proposta de implementação das Redes de Gestão Departamental (RGDs) prevê o desenvolvimento e a potencialização de projetos e ações com base na aglutinação e congruência de interesses e demandas mútuas, e do intercâmbio de experiências.
Texto e fotos: Letícia Figueiredo, com edição do Núcleo de Jornalismo (NuJor) da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB